Data de publicação: 04-12-2018 21:24:00 - Última alteração: 04-12-2018 21:32:25

Exposições do Projeto Tudoaver finalizam o ano

O Boticário - Contagem
Foto: Danilo da Silva Alves

As exposições de artes mensalmente realizadas em Contagem acontecem no Centro Cultural, no Mercado Central de Contagem e em outros centros de compras da cidade. Os artistas Danilo da Silva Alves, Mateus Machado Brandão, Daniel Márcio e estudantes de escolas públicas fazem parte das exposições.

Intimidade Azul

A exposição fotográfica “Intimidade Azul” de Danilo da Silva Alves acontece de 11 a 31 de dezembro, na galeria do Centro Cultural de Contagem.

Endereço: Rua Dr. Cassiano, 120, centro, contagem.
Visitação: Seg a sex das 9 às 17h

A exposição Instante Infinito, dos estudantes do 6º ano da E. M. Paulo Cézar Cunha, cumpre o objetivo de promover projetos artísticos nas escolas de Contagem.

É uma imersão no universo particular e intimidade de Mário Braz da Luz, patriarca da Comunidade dos Arturos. As imagens mostram um pouco do cotidiano, a movimentação, o lar, o lugar nos seus aspectos afetivos, materiais e espirituais, a simplicidade profunda do Seu Mário, sua esposa Dona Dodora e familiares.

O Mestre benzedor e Patriarca é o último Arturo vivo da primeira geração, benzedor, congadeiro, homem de fé em Deus e conexão espiritual com a ancestralidade.

O objetivo do fotógrafo foi apresentar outro aspecto da cultura dos Arturos, geralmente associada ao Congado e à Folia de Reis, nos seus festejos tradicionais, e apresentar particularidades desta grande personalidade que é o Sr. Mário.

Mostra Casulo

O evento de lançamento da Mostra Casulo será na galeria do Centro Cultural de Contagem no dia 06 de dezembro, das 19 às 22h

Endereço: Rua Dr. Cassiano, 120, centro, contagem.
Visitação: 06 e 07 de dezembro, das 9 às 17h

A exposição itinerante de fotografias intitulada “CASULO”, de Daniel Márcio, vai circular pelas oito regionais administrativas de Contagem. Casulo Significa envoltório, capa protetora feita pelas larvas do bicho da seda ou por outros insetos, dentro do qual sofrem a metamorfose. Significa também lugar usado como abrigo, proteção.

Segundo o fotógrafo, numa analogia à fase de gestação humana e toda a maravilha da criação, o Projeto ”Casulo” propõe o registro fotográfico de mulheres grávidas em suas diversas fases, buscando captar a beleza e o despertar de um novo ser para a vida, assim como abordar as mudanças no corpo das gestantes e as emoções em relação a esta nova Etapa.

Daniel Márcio buscou locações de Contagem, referências da identidade da cidade como a casa da Cultura, a Praça da Jabuticaba, Parques Gentil Diniz e Ecológico do Eldorado, Casa de Cacos, Vila Marimbondo, Praça da Glória, enfim, ambientes em que as gestantes se sentissem seguras e confortáveis.

Instante Infinito

A instalação poética dos estudantes de 6º ano da Escola Municipal Paulo Cézar Cunha acontece no espaço alternativo do Centro Cultural de Contagem de 04 a 14 dezembro.

Endereço: Rua Dr. Cassiano, 120, centro, Contagem.
Visitação: de segunda a sexta, das 9 às 17h

Na atividade desenvolvida e nomeada “Instante Infinito” os estudantes, orientados pela professora de artes Marina Balcan e inspirados nos poemas de Manoel de Barros, construíram objetos que foram ganhando um modo singular de criação e significação.

A exposição conta com 12 peças de tamanhos variados (aproximadamente 50 x 40 x 50 cm) feitas de material reciclado acompanhados de uma pequena descrição do objeto feita pelos alunos.

O projeto foi desenvolvido durante um mês e meio, tendo 2 encontros semanais para elaboração e feitura. Participaram do projeto três salas do 6º ano que se dividiram em grupos para a construção desses objetos.

As Gerações dos Arturos

A exposição fotográfica de Mateus Machado Brandão acontece do Mercado Central de Contagem de 17 de dezembro de 2018 a 31 de janeiro de 2019.

Endereço:Rua Humberto Demoro, 391, bairro Inconfidentes.
Visitação: de segunda a sábado, das 07 às 19h / domingos, das 07 às 13h

A mostra apresenta retratos em fotografia de diversos componentes da Comunidade dos Arturos, numa valorização pessoal dos retratados, crianças, jovens, adultos desta grande e bela família, uma das grandes referências culturais de Contagem e da cultura afrodescendente no Brasil.

O registro fotográfico foi transformado em exposição com agenda nas Escolas Municipais Eli Horta e Estudante Leonardo Sadra pelo período de uma semana em cada local, respectivamente. Anexo às fotografias, apresenta uma referência pessoal de cada indivíduo retratado. Nas imagens fica estampada a alegria de viver das várias gerações dos Arturos.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br