Data de publicação: 05-12-2018 15:37:00 - Última alteração: 08-12-2018 18:40:42

Termina nesta quinta-feira, o prazo para justificar ausência nas urnas

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores que não votaram no primeiro turno precisam regularizar a situação eleitoral até essa quinta-feira (6).

A justificativa pode ser feita pela internet, no Sistema Justifica, disponível nos portais dos tribunais regionais eleitorais (TREs), no menu de serviços ao eleitor. 

Neste caso, o eleitor deve preencher o formulário online, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar. O sistema emite o protocolo para acompanhamento do pedido.

Quem não regularizar a situação eleitoral fica impedido de tomar posse em cargo público, matricular em instituições de ensino superior, requerer a emissão de passaporte e em caso de servidores públicos, poderão ficar impedidos de receber os salários. O eleitor terá o título cancelado se não for votar três vezes consecutivas.

Residentes no exterior

Os brasileiros residentes no exterior inscritos para votar, mas que não compareceram às urnas, também precisam justificar a ausência.
Nesse caso, o requerimento de justificativa eleitoral deve estar acompanhado de cópia de documento oficial brasileiro de identidade e da comprovação do motivo da ausência. 

A justificativa pode ser entregue nas representações diplomáticas brasileiras ou enviada pelo Sistema Justifica.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br