Data de publicação: 03-04-2019 20:47:00 - Última alteração: 03-04-2019 21:03:19

Famílias sem teto de Contagem fazem protesto em BH

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Divulgação

Dezenas de famílias que viveram vários anos nas Ocupações William Rosa e Marião, em Contagem, fizeram um protesto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na última terça-feira (2). As famílias reivindicam a continuidade do pagamento do auxílio moradia e a previsão de entrega das habitações prometidas.

De acordo com o coordenador do movimento Luta Popular – CSP-Conlutas Lacerda Santos, as 432 famílias sem teto, reclamam também dos constantes atrasos nos repasses de responsabilidade da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais - Cohab Minas.

Além dos atrasos, as famílias ainda vivem com a incerteza se o governador Romeu Zema (Novo) irá ou não manter o acordo firmado pelo governo Pimentel (PT).  O acordo previa a continuidade do pagamento do subsídio até que as moradias sejam construídas e entregues às famílias.

 “O mais importante é avançar nas negociações até finalizar o acordo feito pela Prefeitura de Contagem que garantiu construir moradias e entregá-las por meio de programas habitacionais destinados às famílias de baixa renda”, explicou Santos.

Os manifestantes estavam dispostos a fixar acampamento na praça da Assembleia Legislativa até que fosse marcada uma mesa de negociação com o estado de Minas Gerais.


Após cerca de duas horas de manifestação, o gabinete da presidência do legislativo estadual conseguiu agendar reunião entre o Subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Contagem, Reinaldo Oliveira Batista, o novo presidente da Cohab Claudius Vinicius Leite Pereira, além das presidências da Comissão de Direitos Humanos e da Assembleia Legislativa. A reunião foi marcada para a próxima terça-feira (9), às 10h.

Com o agendamento, as famílias desistiram do acampamento e decidiram desocupar a praça voluntariamente, mas avisaram que continuam mobilizadas.

“A luta de todo sem teto é pela moradia. Mas lutamos também pelo fim dos despejos que não deixam alternativas para as famílias e por uma política efetiva de moradia que atenda aos trabalhadores pobres de nosso estado”, finalizou Lacerda Santos.

A reportagem fez contato com a Prefeitura de Contagem para confirma a presença na reunião e saber a previsão de entrega das moradias prometidas. Mas até o fechamento dessa publicação não houve retorno.




 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br