Data de publicação: 03-04-2009 00:00:00

Dia Internacional da Mulher

Lava Jato Dias

No dia 16 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Voz, ferramenta utilizada para expressar sentimentos, emoções, ideias e pensamentos.

A fonoaudióloga Veruska Campos Sales explica que a voz é produzida a partir do ar que sai dos pulmões, passa pela laringe, onde estão localizadas as pregas vocais, que, no momento da expiração, aproximam-se e vibram, produzindo, assim, o som.

Este som, que de início é baixo e fraco, é amplificado pela faringe, boca e nariz (cavidades de ressonância). Depois, o som é articulado na cavidade oral por meio dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula.

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é o profissional que cuida da voz, da dicção, da articulação, da modulação e da velocidade da fala.

Além disso, também atua em pesquisas, avaliações e terapias das comunicações oral e escrita, da voz e da audição.

Dentre as funções do fonoaudiólogo, está o tratamento de problemas como gagueira, dislexia (dificuldades em leitura escrita), afasia (dificuldade de compreensão) e rouquidão.

Cuidados para manter a voz sempre saudável:

- Tome água em abundância, de preferência em temperatura ambiente. É extremamente importante manter o organismo hidratado.

- Evite competição sonora (lugares muito barulhentos, nos quais o controle de volume da voz é difícil e pode provocar aumento do esforço vocal).

- Evite bebidas alcoólicas, pois o álcool tem um efeito anestésico que reduz a sensibilidade e que, na maioria das vezes, leva a abusos vocais, que podem lesar as pregas.

- Evite gritar e tossir, pois ambos provocam um intenso atrito nas pregas vocais, podendo lesioná-las.

- Não fume. A fumaça irrita a mucosa da laringe, acumulando secreções nas pregas vocais e o ressecamento da mucosa.

- Evite o ar condicionado, pois provoca o ressecamento das mucosas, alterando a vibração das pregas vocais. Se não for possível evitar o ar condicionado, procure beber água durante todo o tempo que estiver exposto a ele.

- Evite o consumo de leite, chocolate e seus derivados antes de intensa atividade vocal, pois esses alimentos aumentam a secreção de muco no trato vocal.

- Cuidado com o vestuário. Roupas ou acessórios muito apertados dificultam a movimentação livre das estruturas pulmonares, dificultando a respiração.

- Articule bem as palavras, usando também expressões faciais para evitar o abuso vocal.

Clique aqui

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br