Data de publicação: 23-09-2019 18:58:00 - Última alteração: 30-09-2019 10:20:48

Programa Saúde na Escola será reativado em Contagem

Lava Jato Dias
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Secretaria Municipal de Saúde está capacitando estudantes universitários do curso de enfermagem para realizarem exames de acuidade visual e nutricional em escolas municipais. Nessa segunda-feira (23), alunos da Nova Faculdade receberam camisas, crachás e treinamento.

O Programa Saúde na Escola (PSE) instituído em 2007 pelo Governo Federal é uma política intersetorial da saúde e da educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira.

Em Contagem, o PSE se uniu aos projetos “Ver Melhor Contagem” e “Crescer Saudável” para atender cerca de 50 escolas do município por meio de parcerias com as faculdades e com a ajuda dos estudantes.

Saúde da Secretaria Municipal

Segundo as servidoras do Núcleo de Promoção a Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Belizário dos Santos Protti e Léa Luiz Oliveira, nesse início da retomada do programa, serão atendidas crianças de 5 a 11 anos de idade.

“A promoção da saúde nas escolas públicas é bastante extensa, mas necessária. Por isso, as escolas precisam ficar atentas às demandas da região para que as ações sejam direcionadas. As crianças serão medidas, pesadas e terão a visão avaliada”, frisou Flávia Belizário.

A servidora orientou aos estudantes que quando alguma alteração for notada durante a acuidade visual, o aluno não deve ser informado, somente o responsável. Os estudantes serão encaminhados ao oftalmologista e se houver necessidade de óculos, a Secretaria Municipal de Saúde irá providenciar.

“A escola e os professores tem um papel fundamental na saúde dos alunos. A convivência diária possibilita detectar problemas de saúde e encaminhá-los aos especialistas disponíveis no município”, explicou Léa Luiz Oliveira.
 
Parceria

A coordenadora do curso de Enfermagem da Nova Faculdade, Anamaria Oliveira, explicou que a parceria entre a instituição de ensino e a Secretaria Municipal de Saúde dará oportunidade aos estudantes de participarem do Programa Saúde na Escola (PSE) e adquirir boas experiências.

“Sempre que possível envolvemos os alunos em campanhas que tem o objetivo de promover a saúde. Aconteceu nas campanhas de vacinação e agora no PSE. Ensinamos na sala de aula e agora o ensinamento será prático”, ressaltou a coordenadora que inscreveu 27 alunos para serem treinados.

Ainda de acordo com a Flávia Belizário, o Programa Saúde na Escola (PSE) pretende diminuir a fila de espera por médicos especializados. “O objetivo é atender mais rápido os estudantes para que todos possam ter saúde e seguirem aprendendo sem problemas de visão” finalizou Belizário.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br