Data de publicação: 26-09-2019 19:04:00 - Última alteração: 26-09-2019 19:08:53

Carrapatos-estrela são encontrados em área de preservação permanente no bairro Europa

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Internet/Reprodução
 
Alertas de risco de febre maculosa vêm circulando por aplicativos de mensagens instantâneas depois que diversos carrapatos foram encontrados por agentes do Centro de Controle de Zoonoses em uma área de preservação permanente na rua Felisbino Pinto Monteiro, no bairro Europa, regional Sede, em Contagem. Nesta quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o local passou por limpeza e que informativos serão distribuídos pela região.
 
“Esclarecemos que até o momento não existem casos humanos de febre maculosa na regional Sede, porém, especificamente nos arredores da rua Felisbino Pinto Monteiro, foram encontrados carrapatos do gênero Amblyoma sp (carrapato-estrela), responsáveis pela transmissão da doença. Todos foram identificados e enviados para diagnóstico na Fundação Ezequiel Dias. Estamos aguardando os resultados para confirmação ou não da bactéria nesses carrapatos”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, José Renato de Rezende Costa.
 
As pessoas que encontrarem um carrapato no corpo devem retirá-lo rapidamente, de acordo com a secretaria. A transmissão é feita por meio da picada do aracnídeo infectado pela bactéria causadora da febre amarela.
 
Se houver algum sintoma (febre, dor de cabeça, tontura, calafrio, dores musculares, dores abdominais ou perda de apetite), é preciso procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde. O diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para a cura da doença.
 
Neste ano, Contagem registrou 140 notificações de casos prováveis de febre maculosa, conforme informado pela SMS. Desses, sete foram confirmados, 116 foram descartados, oito ainda estão em investigação e nove tiveram um resultado inconclusivo.
 
Foto: Fábio Silva/Divulgação
 Área de preservação permanente onde foram encontrados carrapatos, no bairro Europa
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br