Data de publicação: 04-10-2019 19:09:00 - Última alteração: 04-10-2019 19:10:37

Ex-vereador de Contagem é denunciado pelo Ministério Público Eleitoral

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Deputado estadual Professor Irineu (com o microfone) ainda como vereador de Contagem
 
Foto: Leandro Perché/Arquivo
 
O ex-vereador de Contagem e atual deputado estadual Professor Irineu (PSL) está entre os 11 denunciados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de Minas Gerais nesta sexta-feira (4) por envolvimento em um esquema de desvio de recursos por meio de candidaturas de fachada (conhecidas como “laranjas”) nas eleições do ano passado. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que também é mineiro, é outro denunciado.
 
Após oito meses de investigações, todos eles foram denunciados pelos crimes de falsidade ideológica, apropriação indébita eleitoral e associação criminosa, de acordo com o promotor de Justiça Eleitoral Fernando Abreu.
 
Ainda segundo o promotor, buscando fraudar a legislação eleitoral, candidatas mulheres foram cooptadas e receberam propostas para que se candidatassem e, durante a campanha, promovessem o pagamento de despesas eleitorais de outros candidatos, como uma forma de burlar o repasse de recursos do fundo eleitoral e beneficiar outras candidaturas, bem como a legislação eleitoral, que assegura ao menos 30% de candidatas femininas nas eleições.
 
Conforme consta na denúncia do MPE, foram pagos cerca de R$ 260 mil a essas “laranjas”, dos quais R$ 190 mil foram repassados a outras candidaturas.
 
Contraponto
 
A reportagem do Diário de Contagem tentou contato por telefone com Professor Irineu, mas não conseguiu falar com o deputado estadual.
 
Já o ministro do Turismo vem afirmando que não houve irregularidades na campanha e que está sendo vítima de difamação. Marcelo Álvaro Antônio, eleito deputado federal em 2018 também pelo PSL – partido do presidente Jair Bolsonaro –, informou que acredita na Justiça e que terá a inocência comprovada.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br