Data de publicação: 25-10-2019 12:18:00 - Última alteração: 25-10-2019 12:19:31

Médico preso por omissão em atendimento deixa a penitenciária

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Google Street View/Reprodução
 
A Justiça determinou a soltura do médico preso por negar atendimento a um idoso de 72 anos na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Ressaca, em Contagem. Ele deixou o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, também no município, na noite da última quinta-feira (24), após uma audiência de custódia.
 
O homem foi preso em flagrante na quarta-feira (23), depois que o paciente morreu sem receber os devidos cuidados. Testemunhas relataram à Polícia Civil (PCMG) que o médico se recusou a atender o idoso, apesar dos apelos das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que o levaram até a UPA Ressaca.
 
“Essa omissão foi penalmente relevante. Ele não podia deixar de prestar o atendimento. Por isso, vai responder pelo resultado da morte”, afirmou o delegado Luciano Guimarães.
 
De acordo com a PCMG, além dos profissionais do Samu, foram ouvidos técnicos em enfermagem, policiais militares e outro médico da unidade, e todos confirmaram a recusa do atendimento.
 
Já o médico preso alegou que em nenhum momento se negou a atender o idoso, mas que a UPA estava lotada e ele estava apenas verificando a condição clínica dos outros pacientes para buscar um leito vago para prestar atendimento à vítima.
 
No entanto, o delegado Rodrigo Otoni, que fez a prisão em flagrante, entendeu que o profissional tinha o dever legal de agir, porém, se omitiu.
 
O inquérito foi encaminhado para a Delegacia Especializada de Homicídios em Contagem para que as investigações tenham continuidade e possam ser concluídas.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br