Data de publicação: 26-11-2019 11:58:00

Como chegar até as nuvens com os pés no chão

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Internet/Reprodução
 
Rui Miguel*
 
Por que muitas vezes desistimos de nossos sonhos? Porque somos preguiçosos. Pare com essa síndrome de Gabriela: “Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim”. Nós, humanos, por padrão de comodidade, preferimos seguir a boiada e fazer as coisas que as pessoas já fazem em vez de voarmos para o desconhecido e corrermos contra a multidão.
 
O seu vigor pelo que é correto é substituído pelo pensamento insano de uma sociedade senil de que “se todo mundo faz assim, eu não vou mudar”, “se eu não fizer nada, não estarei perdendo e, sim, dançando conforme a música”.
 
Você quer ser diferente de todos ou quer ser igual?
 
Nesse momento é que eu digo que os nossos anseios e desejos e o valor que damos ao que realmente importa dependem do que acontece apenas – eu digo APENAS – diretamente conosco. Isso é matemática pura, exata e transparente. Você precisa passar por um problema grave, que talvez alguém que você conhece já tenha passado, mas você, na época, não se preocupou.
 
E por que agora é diferente? A situação é a mesma, o problema é o mesmo, mas agora é com você.
 
Depois de passar por isso, você se encontra no universo e compreende que a vida é muito boa, única e exclusivamente nossa. E precisamos vivê-la. A vida – ou podemos dizer a morte – não vai nos dar uma segunda chance. Você precisa usá-la de maneira sábia, mas não leviana, de maneira inconsequente, mas não irresponsável.
 
Agora você entende porque é tão importante sermos diferentes.
 
Uma grande mudança quando você descobre que está com uma doença grave ou uma enfermidade, ou passa por algum problema grave pessoal ou familiar, depois de superado, você acaba lingando o botão do “foda-se” para muitas coisas ínfimas e míseras, às quais, algum tempo atrás, você dava importância.
 
Mas como você sabe se vai superar? Quando eu vou saber que já estou bem?
 
Eu não sei, mas você vai ter que superar. É inevitável. Ou você supera ou se entrega, porque o mundo não vai parar de girar para que você apanhe suas cinzas e se reconstrua. Isso leva tempo, e é totalmente diferente de pessoa para pessoa. Alguns irão levar menos tempo e outros talvez levem anos, mas pode ter certeza: você vai superar.
 
Já pensou que a esperança e o medo nos transformam em covardes para a vida?
 
Algumas coisas sobre o nosso tempo são indiscutíveis. A sua juventude sempre será a melhor, as pessoas de antigamente sempre serão mais educadas, os filhos obedeciam mais aos pais e os políticos de sua época sempre serão mais honestos. E o que é mais inusitado: essas frases serão pronunciadas por você daqui a alguns anos para seus filhos.
 
Uma verdade é indiscutível: o tempo cicatriza tudo. Percebam: eu não falei de cura. Eu falei de cicatrizar. Por mais que a ferida se feche, você ficará marcado por essa dor, mas você continuará a viver plenamente, e será feliz.
 
Assim como soldados de guerra gostam de exibir suas cicatrizes, pois são marcas fortes de superação, você também deve ter a sua, tanto para se orgulhar quanto para não se esquecer de quem merece sua lembrança.
 
Seja sempre insano. Apenas dessa forma vamos conseguir ser diferentes e evoluir. Ninguém que segue a boiada da vida consegue se destacar. Ninguém que usa os padrões consegue algo diferente. Todas as pessoas que foram conquistadoras, criadoras, inventoras e revolucionárias pensavam diferentemente de todos, eram insanas, arbitrárias e inconsequentes.
 
Talvez você seja assim também, mas tem uma grande diferença: essas pessoas que marcaram por serem diferentes foram até o fim, acreditaram em suas ideias, em suas metas e concluíram tudo o que almejavam, mesmos com todos indo contra, rindo, colocando empecilhos, inventando desculpas e mil maneiras de como as coisas poderiam dar errado. Nada disso tirou o foco. Nenhum desses percalços fez que desacreditassem de seus ideais, e eles foram até o fim, contra tudo e contra todos.
 
Independentemente de qual seja seu objetivo ou meta, se você realmente acredita que isso lhe trará felicidade, se você realmente tem fé em seu projeto, deixe todos de lado e siga seu caminho. Sabe por que muitas pessoas te desanimam? Porque as ideias não são delas. Elas são levadas pela inveja de uma criatividade e de uma paixão pela vida que você demostra e que elas não conseguem alcançar.
 
Não siga os mesmos caminhos e não ache que se andar por eles você terá resultados grandiosos. Como dizia Albert Einstein: "Burrice é a pessoa fazer a mesma coisa sempre e esperar resultados diferentes".
 
Lembre-se de que muitas pessoas irão falar que para você conseguir ou atingir algo é apenas questão de SORTE, mas não se esqueça que essa palavra – SORTE – é usada por vagabundos para justificarem um esforço que eles não fazem.
 
--
 
*Rui Miguel cresceu em Contagem. É formado em engenharia de rede de computadores e especialista Microsoft. Tímido e paradoxalmente extrovertido. Misterioso e intrigante, mas com um senso de humor incrivelmente inteligente e sarcástico. Em 2007, teve os primeiros sintomas do Parkinson e, depois de seis meses, o diagnóstico foi confirmado. É autor do livro “Entrando no parkinson de diversões” e, em 2017, foi nomeado comendador e profissional do ano com o blog que fala sobre “como viver a vida e não apenas sobreviver”. Também possui um canal no YouTube onde trata do mesmo assunto.
 
(O conteúdo dos artigos publicados pelo Diário de Contagem é de responsabilidade dos respectivos autores e não expressa a opinião do jornal.)
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br