Data de publicação: 26-11-2019 18:29:00

Iniciativa popular conclui revitalização de praça no JK

Funeral Pet Diamond
Foto: Divulgação
 
A praça Álvaro Ramos – também conhecida como “pracinha da Jamaica” –, no bairro JK, em Contagem, foi reformada por populares e ganhou o plantio de 140 mudas de plantas, a reconstrução da mureta do jardim e painéis de artistas locais, desenvolvidos por Fernando Perdigão, Chiquinho Jetcore, Alexandre Junior e Lucas Castilho.
 
A iniciativa de restaurar o espaço foi da Associação Move Cultura, inspirada no projeto NuBeco, que vem transformando as passagens do bairro Eldorado. Cerca de 40 voluntários colocaram a mão na massa e ajudaram na transformação.
 
“A ação de revitalização da praça Álvaro Ramos – que recebeu esse nome em homenagem a um antigo comerciante do bairro – teve início após a publicação de um formulário pela Move Cultura, pela qual os moradores da região foram convocados a pensar e a discutir as intervenções que poderiam ser feitas no espaço urbano”, informou a associação.
 
As mudas de plantas e o material utilizado na confecção dos painéis foram doados por parceiros da iniciativa.
 
“Esse local estava abandonado e, em conversa com a comunidade, entendemos que deveríamos ter uma ação, como um ato de rebeldia política. Afinal, quando o poder público não toma atitude, a população pega para fazer e consegue”, garantiu João Gilberto, que abraçou a iniciativa desde a concepção.
 
O cientista político e coordenador de projetos da Move Cultura, Rafael Aquino, diz que o desafio, daqui para frente, será manter o espaço preservado.
 
“A maior preocupação, já que a obra foi entregue para a comunidade, é preservar a praça para que a sociedade possa desfrutar do espaço por muito e muito tempo. Fiquei surpreso com o carinho e a receptividade dos moradores. Essa turma merecia um espaço revitalizado e, finalmente, agora tem”, concluiu Aquino.
 
Matéria relacionada
“Pracinha da Jamaica” é reformada por populares
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br