Data de publicação: 27-11-2019 16:12:00 - Última alteração: 30-11-2019 19:28:07

Consumidores devem ficar atentos às armadilhas da Black Friday

B&D Contabilidade
Foto: Internet/Reprodução
 
A Black Friday é na próxima sexta-feira (29) e, para evitar que os consumidores tenham dor de cabeça com a ação promocional, o Procon Contagem divulgou algumas dicas que devem ser seguidas.
 
Uma delas, de acordo com o órgão de defesa do consumidor, é ficar atento à ausência de preços nas vitrines – estratégia usada por alguns lojistas para atrair os clientes até o interior da loja. No entanto, a legislação obriga os estabelecimentos a afixarem os valores junto aos produtos.
 
Outra obrigação prevista pelo Código de Defesa do Consumidor é o cumprimento de ofertas anunciadas. “Se a empresa negar, é possível reclamar, apresentando o material publicitário”, informa o Procon Contagem.
 
O órgão também recomenda que o consumidor verifique as ofertas antecipadamente nos folhetos, encartes e demais materiais publicitários, a fim de evitar compras por impulso e de se certificar de que os produtos estão realmente com descontos.
 
“Outra orientação é que a compra não seja feita de forma apressada, pois os produtos devem ser escolhidos com cuidado, verificando o estado da mercadoria, o funcionamento e se o conteúdo confere com os dados apresentados na embalagem. Se houver riscos ou amassados em móveis e eletrodomésticos, manchas ou outros defeitos nas peças de vestuário, o consumidor precisa ser informado e o dado deve constar na nota fiscal. O dano, porém, não pode prejudicar o desempenho do produto”.
 
Além disso, é imprescindível exigir a nota fiscal, em função da garantia, da realização de troca do produto, em caso de haver defeitos, ou de reclamação.
 
Dicas para compras pela internet:
 
  • É importante o consumidor se cadastrar no site que deseja fazer a compra dias antes da Black Friday, para comparar a possível variação de preços.
 
  • Para evitar o endividamento, o consumidor não deve se deixar levar pelo impulso, e adquirir apenas o que realmente precisa.
 
  • As compras online só devem ser feitas em sites seguros e confiáveis, de preferência que tenham cadeado no endereço eletrônico da loja. Isso deve ajudar a evitar sites maliciosos que estão tentando obter informações pessoais.
 
  • Procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem o contato e a localização.
 
  • Guarde todos os registros da compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. De preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema é mais fácil de fazer o estorno.
 
Procon Contagem
Avenida José Faria da Rocha, 1.016 – Eldorado
 
Informações e/ou reclamações
151
(31) 3352-5425
Procon Contagem – formulário
procon@contagem.mg.gov.br
 
Matéria relacionada
Procon Assembleia dá dicas para a Black Friday
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br