Data de publicação: 12-08-2020 17:59:00 - Última alteração: 12-08-2020 18:00:20

Documentos de veículos já podem ser impressos em casa

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG
 
A partir desta quarta-feira (12), os proprietários de veículos registrados em Minas Gerais já podem imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em casa. O recurso está disponível no site do Departamento de Trânsito (Detran-MG).
 
Para acessar e imprimir o documento é preciso estar com todos os débitos em dia: Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), seguro obrigatório, Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do CRLV.
 
Segundo o Detran-MG, o modelo impresso em papel, no formato A4, terá a mesma validade jurídica do CRLV digital (CRLV-e), disponível desde o ano passado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A conferência de autenticidade do documento será realizada pelas autoridades por meio da leitura do QR Code com o aplicativo Vio, mesmo sem acesso a internet.
 
“A possibilidade de imprimir o documento em papel comum ou utilizar a versão digital acarreta em menos burocracia e promove celeridade e comodidade para os cidadãos”, afirma o diretor do departamento, lembrando que, a partir de 2021, a impressão do CRLV em papel moeda será descontinuada em todo o país.
 
Como funciona
 
A impressão do CRLV pode ser feita diretamente no site do Detran-MG, na aba “Veículos”. Basta informar a placa, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou o CNPJ. A impressão deve ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR Code.
 
O documento pode ser impresso a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias. O serviço também está disponível no portal do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou por meio do aplicativo CTD, para aparelhos com sistema Android e iOS.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br