Data de publicação: 08-01-2021 20:49:00 - Última alteração: 08-01-2021 21:06:07

Contagem não fechará, mas terá restrições e mais fiscalizações

Academia Equilíbrio Funcional
Secretário de Saúde de Contagem Fabrício Simões, prefeita Marília Campos (PT), vice-prefeito Ricado Faria (MDB) e Procuradora Geral do Município Dr. Sarah Campos

Foto:
Robson Repórter

Galeria de fotos

Em entrevista coletiva realizada na tarde dessa sexta-feira (8), na sede da Prefeitura de Contagem, a prefeita Marília Campos afirmou que por enquanto a cidade não será fechada, mas terá restrições. “Haverá restrições, a princípio o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e similares estará proibido”, adiantou.

De acordo com a prefeita, todos poderão comprar bebidas, mas beber não, somente em casa. “Após o primeiro copo muitos tiram as máscaras, após o segundo copo, pessoas se abraçam e se contaminam”, justificou Marília Campos.

A prefeita explicou que pretende dialogar com a população e com o setor produtivo. “Faremos uma reunião virtual com os representantes dos segmentos nesse sábado (9), às 11 horas para discutir as medidas e as restrições capazes de diminuir a disseminação do vírus”.

Um decreto será publicado na próxima segunda-feira (11), com todas as regras das restrições, explicou a nova Procuradora Geral do Município, Dr. Sarah Campos.


Taxa de internação em alta

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de transmissão em Contagem está em 1.19, considerando os últimos sete dias. Teve um aumento significativo em relação às semanas anteriores. A taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 está em 86%, e a de enfermaria para pessoas com a doença está em 84%.

O secretário de Saúde de Contagem Fabrício Simões disse que se nenhuma medida restritiva for tomada neste momento pode-se chegar a 25 mil casos em curto espaço de tempo.

“Consideramos que de 15 a 20% dos infectados precisam de atendimento dos serviços públicos de saúde. Precisamos criar estratégias para minimizar esse crescimento e reduzir a velocidade de transmissão”, ressaltou Simões.


Medidas emergenciais

Segundo a prefeitura, haverá campanha de conscientização sobre as medidas sanitárias, ampliação na capacidade de testagem, ampliação na rede SUS em até 40 leitos para tratamento da Covid-19 e tem a possibilidade de contratar vagas na rede privada.

A prefeita enfatizou que vai conversar com todos os segmentos e aumentar a fiscalização em parceria com a Policia Militar, Guarda Civil, Agentes da Postura e da Vigilância Sanitária.
Mas o desafio é impedir aglomerações no transporte público e fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias.

“Os dados apresentados pelo secretário Fabrício Simões são muito graves, tanto a taxa de transmissão quanto a sobrecarga do sistema público de saúde. Ainda temos que levar em consideração que Contagem não possui hospitais privados”.

A prefeita finalizou afirmando que “não está afastado o risco de fechamento. Ainda não temos a repercussão do Ano Novo, mas vamos continuar monitorando as taxas de transmissão e óbitos. As medidas que pretendemos tomar terão resultados somente daqui a quinze dias”.

Link relacionado

Transmisão ao vivo 
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br