Data de publicação: 23-02-2021 19:01:00

MCom apresenta protótipo de internet móvel via satélite para veículos

WRV Produções
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
 
AGÊNCIA BRASIL
 
O Ministério das Comunicações (MCom) apresentou nesta terça-feira (23) uma tecnologia para a conexão Wi-Fi de internet em veículos via satélite. Uma antena fixada no teto do veículo garante a continuidade do sinal de banda larga em velocidades de até 185 km. A tecnologia, que ainda está em fase de estudos, aproveita a internet do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGCD), do governo federal.
 
Pesando cerca de 40 kg e com 1,30 m de diâmetro, o dispositivo foi criado com o apoio da Agência Espacial Europeia. O protótipo da antena, que usa a banda Ka (civil) do satélite, é ligado à bateria do carro ou da embarcação.
 
A Telebras é a responsável pelo satélite. De acordo com o presidente da empresa, Jarbas Valente, essa conexão móvel tem potencial para atingir áreas onde as operadoras de telefonia não disponibilizam o sinal de internet, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
 
Segundo Valente, a tecnologia pode ter vários usos, com aplicação em áreas como saúde, segurança pública, defesa e meio ambiente. Ele disse que ela pode ser usada, por exemplo, em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para atualizar a equipe médica sobre o estado do paciente; e por equipes do Corpo de Bombeiros ou do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no combate a focos de incêndio, com o envio de informações sobre a situação do local, incluindo fotos e vídeos feitos por drones.
 
“É a primeira vez que utilizamos essa tecnologia para aplicação em mobilidade terrestre”, informou o presidente da Telebras, lembrando que, na Europa, o uso já vem sendo feito em trens de alta velocidade. “Com ela, as pessoas podem usar a internet para várias coisas, como fazer videochamadas e usar o WhatsApp”, ressaltou Valente. A nova solução permite uma velocidade de conexão de até 20 MB.
 
Versatilidade
 
Como o satélite consegue cobrir todo o território nacional, Valente disse que a tecnologia também pode ser usada em embarcações e por empresas que atuam no transporte intermunicipal e interestadual de passageiros, e em aplicações do tipo internet das coisas e no agronegócio.
 
“A solução tecnológica usa a banda Ka, do satélite, e a LTE, do 4G, e faz a comutação automática de uma para a outra. Com isso, as pessoas não percebem quando se está usando uma ou outra rede”, ressaltou Valente.
 
O ministro das Comunicações, Fabio Faria, disse que a tecnologia também pode ser usada em áreas de fronteira. Ele destacou que, apesar dos quase 13 mil pontos de acesso à internet do programa Wi-Fi Brasil, o país ainda tem um “deserto digital”, com cerca de 20% da população (cerca de 45 milhões de pessoas) sem acesso à internet.
 
“Isso representa muito mais do que [ocorre em] vários países das Europa. E a maioria dos pontos que temos está nas regiões Norte e Nordeste. Levar fibra ótica, internet fixa, como estamos levando, demanda mais tempo e dinheiro e, enquanto não conseguimos levar para todas as comunidades, quem tem conectado o Brasil é essa parceria da Telebras com o Ministério das Comunicações”, afirmou Faria.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br