Data de publicação: 08-03-2021 17:52:00 - Última alteração: 09-03-2021 15:25:22

Contagem endurece medidas de restrição para conter o avanço da Covid-19

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: PMC/Reprodução
 
A partir da próxima quarta-feira (10), somente os serviços essenciais poderão funcionar em Contagem. O anúncio da adoção de medidas mais restritivas foi feito pela prefeita Marília Campos (PT) na tarde desta segunda-feira (8) durante uma coletiva de imprensa na sede da prefeitura.
 
Segundo o governo municipal, os decretos com as novas normas deverão ser publicados até terça-feira (9). As medidas de contenção do novo coronavírus serão válidas por 21 dias. Vencido esse prazo, os dados epidemiológicos locais serão novamente avaliados.
 
“Não vamos permitir um colapso para depois tomarmos uma atitude. Neste momento, medidas restritivas são fundamentais e necessárias para preservar a vida, diminuir as taxas de ocupação de leitos e garantir que a vacinação, que está em andamento, faça efeito. A economia só será completamente retomada se pudermos conter a pandemia”, afirmou a chefe do Executivo.
 
Os detalhes das novas regras ainda serão divulgados, mas já foi adiantado que haverá a restrição de circulação na cidade, o fechamento de bares e restaurantes (com exceção dos que atuam como delivery) e a limitação de horários de realização de cultos religiosos.
 
Avanço da doença
 
No último fim de semana, Marília já havia sinalizado que decretaria mudanças no funcionamento do comércio devido ao agravamento da pandemia na Grande BH – a capital, inclusive, vem adotando desde sábado (6), pela quarta vez desde o início da pandemia, restrições nas atividades não essenciais.
 
A prefeita de Contagem também propôs uma reunião com os integrantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), da qual ela é a vice-presidente, para discutir a necessidade de haver uma consonância de ações entre todos. O encontro ocorreu em Vespasiano no fim da manhã desta segunda-feira.
 
No domingo (7), a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva exclusivos para pacientes com Covid-19 chegou a 93% em Contagem (alerta vermelho). A de enfermaria está em 69% e a taxa de transmissão por infectado, em 1,06 (ambas em alerta amarelo).
 
Matéria relacionada
Reunião da Granbel define ações contra a Covid-19 na RMBH
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br