Data de publicação: 11-03-2021 16:59:00

Com salários atrasados, médicos fazem paralisação em Contagem

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Divulgação
 
Os médicos das cinco Unidades de Pronto-Atendimento e do Centro Materno-Infantil de Contagem fizeram uma paralisação nesta quinta-feira (11) para protestar contra o atraso nos salários. Segundo os profissionais, que atuam na linha de frente do combate à pandemia de Covid-19 no município, as remunerações de janeiro e de fevereiro ainda não foram pagas.
 
A categoria afirma também que já acionou o município em busca de uma solução para o problema, mas ela ainda não foi apresentada. De acordo com os médicos, a alegação é de que a prefeitura está tentando conseguir recursos extras para repassar ao Instituto de Gestão Humanizada (IGH), responsável pela administração compartilhada dos serviços de saúde da rede pública de urgência e emergência da cidade.
 
Posicionamento
 
Em nota, o governo municipal afirmou que os repasses feitos à instituição estão em dia e que cabe a ela efetuar os pagamentos atrasados. O Executivo também informou que, na última quarta-feira (10), foi realizada uma reunião entre representantes do instituto, um representante dos médicos e o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, para tratar desse impasse.
 
“Na ocasião, a prefeitura reiterou a cobrança ao IGH de regularização imediata dos pagamentos e a melhoria dos serviços prestados”, consta no texto.
 
Por fim, a administração municipal adiantou que, na semana que vem, será realizado um novo encontro para que a instituição apresente uma solução definitiva para o problema.
 
Réplica
 
Também por meio de nota, o IGH confirmou não haver atrasos nos repasses da prefeitura, mas alegou que o montante atual é insuficiente para a cobertura das despesas do contrato, e que já vem tratando dessa questão com a atual gestão do município.
 
O instituto afirma também que o contrato firmado com os profissionais da saúde prevê o comprometimento da categoria com a prestação regular dos serviços mesmo em casos de atraso no pagamento por um prazo inferior a 60 dias.
 
“Assim, em cumprimento ao disposto na Cláusula Quinta, § 6º do contrato, os prestadores de serviços médicos devem manter regularmente os serviços prestados, principalmente com relação às tratativas que foram realizadas com a presença do secretário municipal, da diretoria regional do IGH e de representantes médicos das unidades, sob gestão compartilhada entre o IGH e a prefeitura, nas quais foi acordada a devolutiva da data prevista de pagamento da única parcela em aberto (mês de janeiro/21, vencida em 20 de fevereiro)”, completa o texto.
 
Matéria relacionada
Prefeitura e IGH se manifestam sobre atrasos nos salários de médicos
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br