Data de publicação: 12-03-2021 18:04:00

UPA Sede volta a ser exclusiva para pacientes com Covid-19

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG
 
A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Sede, em Contagem, voltou a ser exclusiva para pacientes com Covid-19, como havia acontecido no ano passado. Com essa medida, o município passa a contar com mais 21 leitos de enfermaria exclusivos para a doença, totalizando 63.
 
A decisão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi anunciada no momento em que a cidade vive uma das piores fases da pandemia, com altas taxas de ocupação hospitalar. Na última quinta-feira (11), 94% dos 70 leitos de UTI e 82% dos de enfermaria estavam ocupados.
 
“Já temos um estudo, caso seja necessário, para conseguirmos ampliar ainda mais o número de leitos, mas isso tudo tem um limite. Pode chegar um ponto em que a gente não tenha onde mais alocar os pacientes. Então, pedimos à população para manter os cuidados nesses dias para que não seja necessário iniciarmos todo esse projeto”, ressalta o secretário de Saúde de Contagem, Fabrício Simões.
 
De acordo com a SMS, a UPA Sede funciona como uma retaguarda para os casos menos graves de Covid-19, mas que necessitam de clínica médica, e tem o suporte do Hospital Santa Helena, que se tornou um hospital de campanha no município, para os pacientes mais graves.
 
A unidade também voltou a ser de internação fechada, ou seja, recebe apenas transferências de outras UPAs.
 
Divulgações on-line
 
Nesta sexta-feira (12), a prefeitura divulgou o lançamento do site Contagem contra a Covid-19, no qual são disponibilizados informações e esclarecimentos sobre o enfrentamento da pandemia no município, como os números de doses de vacinas aplicadas, de casos confirmados e de leitos ocupados.
 
Também estão disponíveis os decretos de funcionamento do comércio, vídeos informativos e pronunciamentos da prefeita Marília Campos (PT) sobre a pandemia.
 
Matéria relacionada
Secretaria Municipal de Saúde nega fechamento da UPA Sede
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br