Data de publicação: 16-03-2021 19:41:00 - Última alteração: 16-03-2021 19:41:13

Governo de Minas pede apoio da União para evitar falta de oxigênio

Lava Jato Dias
Foto: Reprodução Internet
 
Diante do crescente número de pacientes internados com Covid-19 em Minas Gerais e do consequente aumento da demanda por oxigênio, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, solicitou o apoio do governo federal para que não haja escassez do insumo no Estado.
 
Durante uma entrevista coletiva nesta terça-feira (16), Baccheretti informou também que as empresas fornecedoras estão reestruturando a logística para que a oferta seja suficiente.
 
“A maioria dos hospitais grandes com leitos de CTI utiliza grandes reservatórios de oxigênio. Mas, para os leitos que estão sendo criados, não dá tempo dessa estrutura, e são leitos com cilindro de oxigênio. A logística desse insumo é complexa, tem que se trocar várias vezes por leito e o paciente Covid exige muito oxigênio. Temos pedido apoio ao Ministério da Saúde em relação a isso, já prevendo o aumento do consumo, para que não haja nenhum tipo de falta de suprimento”, disse o secretário.
 
Ele ressaltou, contudo, que Minas não vive uma crise de desabastecimento, porém, existe uma preocupação em se evitar que ocorra no Estado o mesmo que aconteceu em Manaus (AM) no início deste ano, quando dezenas de pacientes morreram por falta de oxigênio.
 
Fora de campo
 
Também nesta terça-feira, o governo estadual anunciou a suspensão dos eventos esportivos em todo o território mineiro a partir da próxima segunda-feira (22). A medida, válida inclusive para os jogos sem público e com transmissão televisiva, será adotada devido à vigência da onda roxa, que passará a valer em todos os 853 municípios a partir de quarta-feira (17).
 
As partidas do Campeonato Mineiro de Futebol e da SuperLiga de Vôlei programados até domingo (21) serão realizados respeitando os protocolos de segurança no período diurno, de maneira que o deslocamento dos profissionais ocorra antes das 20h, horário em que se inicia a restrição da circulação de pessoas.
 
“No caso da Superliga, foi permitida a participação de jogos com times de outros Estados, uma vez que as delegações já se encontram todas nos municípios onde os eventos serão realizados”, afirmou o Executivo mineiro.
 
A definição das novas restrições ocorreu após reuniões com representantes das Federações Mineiras de Futebol e de Voleibol.
 
Matéria relacionada
Agravamento da pandemia coloca todo o Estado na onda roxa
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br