Data de publicação: 06-08-2009 00:00:00

38º MISSA DOS TRABALHADORES ATRAI MILHARES DE FIÉIS A CONTAGEM

Academia Equilíbrio Funcional

Fotos: Elias Ramos

Na quarta-feira, 05 de agosto, a Câmara das Escolas Particulares da Associação Comercial e Industrial de Contagem convidou o médico João Gentilini para falar para os profissionais da educação.

Gentilini faz parte do Comitê Estadual de Enfrentamento da Influenza e é infectologista do município. A rede particular de ensino de Contagem recebeu um treinamento de como enfrentar o vírus da gripe suína e qual será o procedimento adotado para o retorno às aulas.

Gentilini destaca que praticar os ensinamentos passados é de extrema importância: “Os profissionais estão sendo orientados sobre formas de contágio, como identificar possíveis sintomas, surtos em ambientes fechados, além de formas de prevenção. Se todos seguirem as orientações como foi ministrado, teremos uma ajuda substancial no combate à doença”.

A também médica infectologista do município e integrante do Comitê, Tânia Maria Marcial, dá o alerta: “É necessário lavar as mãos constantemente, tossir e espirrar no lenço ou no braço. As pessoas, incluindo as crianças, que estiverem com sintomas de síndrome gripal devem permanecer em casa”.

A orientação do Governo Estadual de adiar o início das aulas em função do vírus H1N1 foi seguida pelas escolas de Contagem, que só retornam as atividades no dia 10 de agosto.

Funcionários da educação vão participar de outras palestras e mini-cursos que visam esclarecer as principais questões relacionadas à nova gripe: formas de transmissão, prevenção e sintomas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, é obrigação das autoridades “tomar medidas de prevenção”.

Mais informações sobre a gripe:

Pacientes suspeitos

Em caso de suspeita, a população deve procurar um médico ou a unidade de saúde mais próxima, onde será preenchida uma ficha de triagem.

São considerados casos suspeitos pessoas com sintomas de gripe há até cinco dias, febre acima de 37,5º, tosse ou dor de garganta.

Surtos

São considerados surtos quando há três pessoas ou mais com suspeita em entidades fechadas, como creches, escolas, asilos, empresas, nos últimos sete dias.

Em casos de surtos ou suspeitas, a população deve entrar em contato com a ouvidoria da Secretaria de Saúde de Contagem pelo 0800-283-2947, de segunda a sexta, das 08 às 17 horas.


Fonte: Fundação de Assistência Médica e de Urgência de Contagem (FAMUC)

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br