Data de publicação: 24-03-2021 16:05:00

Onda roxa é prorrogada até a Páscoa em Minas Gerais

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Internet Reprodução
 
A onda roxa do plano Minas Consciente – que estabelece medidas mais restritivas de prevenção ao novo coronavírus – será ampliada até 4 de abril em todas as macrorregiões do Estado. Inicialmente, a previsão era que essa fase fosse adotada até 31 de março, mas, nesta quarta-feira (24), o governo anunciou a prorrogação até o fim da Semana Santa.
 
A decisão foi tomada após uma reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar o avanço da pandemia no território mineiro. Em sete dias, os principais indicadores (taxa de óbitos, número de casos e ocupação de leitos) serão novamente analisados por especialistas.
 
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a suspensão das atividades não essenciais e o toque de recolher são necessários para que o sistema de saúde restabeleça a sua capacidade assistencial. A estimativa da pasta é de que os resultados desse isolamento sejam percebidos em ao menos 14 dias de restrições.
 
“Ficou decidido hoje [quarta-feira] que o Estado vai prolongar até o domingo de Páscoa a onda roxa. Iremos prolongar os 15 dias já estabelecidos previamente para que a gente garanta que a incidência do Estado caia e menos pacientes fiquem esperando por leitos nos hospitais”, afirmou o secretário estadual de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.
 
Alerta
 
Os dados da SES-MG mostram que a taxa de incidência da Covid-19 vem aumentando em Minas Gerais, chegando a 42% nas últimas duas semanas, indicando que, nos próximos dias, deverá haver também uma elevação no número de internações.
 
Na semana passada, os diagnósticos positivos avançaram 6,1%, e as mortes, 6,8%. As confirmações da doença saltaram 43%.
 
Atualmente, 12 das 14 macrorregiões mineiras têm mais de 90% dos leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 ocupados. Outro ponto de atenção, de acordo com a SES-MG, é que apenas 114 municípios com menos de 30 mil habitantes registram menos de 50 casos a cada 100 mil moradores. Em momentos menos graves da pandemia, eles passavam de 600.
 
Por outro lado, as macrorregiões que passaram para a onda roxa no início de março, antes da determinação para todo o Estado, já começaram a apresentar queda na incidência nos últimos sete dias, a exemplo da Triângulo Norte (-16%) e da Noroeste (-19%), conforme informado pela secretaria.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br