Data de publicação: 19-06-2007 00:00:00

CCZ – Centro de Controle de Zoonozes de Contagem já é uma realidade.

Academia Equilíbrio Funcional

A Secretaria de Saúde juntamente com a sociedade civil organizada estão se reunindo periodicamente para discutir as ações a serem colocadas em prática para resolver as questões do controle das zoonozes no município.

A grande quantidade de cães e gatos abandonados na cidade de Contagem está sendo tratada como se deve, como saúde pública. Por isso está sendo criado um Conselho Municipal de Saúde para acompanhar a construção do CCZ – Centro de Controle de Zoonozes de Contagem e as medidas sócio-educativas a serem criadas para conscientizar os criadores de animais domésticos.

A última reunião foi realizada nesta segunda-feira, 18.06, na Secretaria de Saúde com a presença do veterinário chefe do setor de animais domésticos, José Renato de Resende Costa que está empenhado em atender as reivindicações dos protetores dos animais de Contagem.

“O CCZ está em fase de licitação e a construção deve começar no próximo mês de julho. Em um ano o Centro de Controle de Zoonozes de Contagem estará funcionando plenamente. O projeto prevê a construção de uma sala de esterilização e uma de eutanásia, entre outras instalações aprovadas pelo Ministério da Saúde. Paralelo com a construção, campanhas de conscientização para educar os criadores com base na orientação da posse responsável serão feitas”, explica José Renato.

Quanto o CCZ não fica pronto, a protetora da vida humana e dos animais domésticos, Rosaly Fátima Oliveira, solicitou o transporte usado como carrocinha para levar cães para serem esterilizados nas aulas práticas realizadas no curso de veterinária da PUC de Betim. “Costumamos ajudar os criadores que não tem condições financeiras e oferecemos esse recurso como forma de impedir a procriação sem controle”, explica Rosaly.

Denise Menin Santos representante da Ong Cão Viver, ofereceu as instalações da entidade equipada de centro cirúrgico e crematório para a administração municipal enquanto o CCZ não fica pronto. “Servimos de abrigo para os animais rejeitados pelos seus donos, tratamos deles e oferecemos para adoção. Temos nossas limitações, principalmente, financeira. Mas estamos cuidando dos animais abandonados e passando mensagens educativas para todos os que nos procuram”, ressalta Denise.

O veterinário José Renato disse que houve uma evolução nas políticas públicas que cuidam do assunto e que o CCZ de Contagem não servirá de canil para os cães abandonados. “O Centro de Controle de Zoonozes de Contagem cuidará das campanhas educativas e das esterilizações dos cães de rua apoiando as iniciativas das entidades protetoras dos animais”, enfatiza o chefe do setor de animais domésticos da Secretaria de Saúde de Contagem.

O aviso de licitação para a construção do CCZ – Centro de Controle de Zoonozes de Contagem foi publicado no Diário Oficial da cidade em 4 de junho de 2007, edição 2344 na página 31.

A próxima campanha de vacinação anti-rábica será no dia 15 de setembro de 2007 e nesta data será realizada a 5ª Caõminhada Solidária de Contagem que terá o objetivo de divulgar as iniciativas que estão em pauta na Secretaria de Saúde e que estão sendo acompanhadas pelo Conselho Municipal de Saúde que está em processo de ciração.

A 5ª Caõminhada Solidária de Contagem é uma iniciativa do Jornal Diário de Contagem Online que sempre se preocupou com a grande quantidade de animais domésticos mal tratados e abandonados nas ruas dos grandes centros urbanos. Aguardem a data e local do evento. A participação e o envolvimento são de responsabilidade dos cidadãos de bem que devem saber como tratar dos animais que decidiram criar.

Ajude a Ong Cão Viver a ajudar. Esterilização, vacinações, exames laboratoriais e consultas veterinárias a preço de custo. Colabore através da Conta Corrente: 02-012586-4 Mercantil do Brasil Banco: 389 - Agência: 0324-0

Ong Cão Viver
Rua 1º de Maio, 165 – bairro Braúnas – Contagem.
Fone: 3397.8560
E-mail: caoviver@yahoo.com.br
Site: www.caoviver.com.br

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br