Data de publicação: 21-04-2021 21:53:00 - Última alteração: 21-04-2021 22:42:05

Árvores são derrubadas dentro de estacionamento em Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Robson Repórter

Galeria de fotos

A Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente impediram, na noite desta terça-feira (20/4), o corte irregular de árvores na área transformada em estacionamento depois que o Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz, também foi derrubado.

O flagrante de supressão, além de impedir o corte irregular de inúmeras árvores, mostrou a fragilidade do meio ambiente diante a especulação imobiliária. Em Contagem, dezenas de construtoras ocupam as poucas áreas verdes da cidade e até praças da cidade.

A praça do Iria Diniz, como será conhecida, a mesma que virou estacionamento, que está com as árvores ameaçadas e que já abrigou por décadas, a tradicional Feira de Artesanato do Eldorado, já não existe mais. Após trinta anos, deixou de ser pública e passou para a empresa Compax, supostamente legítima proprietária da área.

O flagrante

Por acaso, a reportagem do Jornal Diário de Contagem e da Contagem TV Online passava pelo local, ouviu o barulho de motosserra, verificou e constatou que se tratava de mais uma operação de corte de árvores na cidade, mais uma ação irregular.

A Guarda Civil e a fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram chamados para verificar a legalidade da operação noturna. O estacionamento e a supressão de árvores são irregulares.

O fiscal conseguiu impedir o corte e preservar cerca de trinta árvores, que segundo alguns moradores, “faziam parte da vida da população de Contagem”. Faziam, quando aos sábados, pessoas de várias partes da cidade costumavam encontrar na praça, à sombra das árvores que já não estão mais acessíveis ao público. Na época quando a feira funcionava no local,

Mesmo com a agilidade das autoridades, duas árvores chegaram a ser cortadas. A motosserra foi apreendida, os responsáveis autuados, multados e convocados para apresentarem as licenças e os demais documentos do empreendimento que está sendo edificado no local. 

“Os proprietários têm prazo para se defenderem para não terem que pagar a multa de sete mil reais para cada árvore cortada, como foram duas, quatorze mil reais. Vamos apreender a motosserra, mas a quantidade de árvores que seriam cortadas, não tem como saber. Disseram que seria somente as duas, mas”, explicou o Superintendente de Fiscalização Ambiental, Eric Machado.


Foto: Semad

O apoio da Guarda Civil em operações de flagrante é muito importante para dar tranquilidade ao trabalho dos fiscais e também para garantir a segurança da equipe. Mesmo assim, a reportagem do DC Online foi impedida de registrar imagens, foi expulsa e ameaçada.

Na manhã, desta quarta-feira (21/4), Dia de Tiradentes, a reportagem voltou ao local e registrou imagens da grande movimentação na área utilizada como estacionamento. A ex-praça se transformou em canteiro de obras e está cercada por tapumes há meses.

Se comparar fotos do presente com as do passado recente, é possível perceber que outras árvores já foram suprimidas, não existem e passou despercebido dos olhos das autoridades locais.  



Links relacionados:

Contagem TV Online: Flagrante de supressão irregular de árvores em Contagem

Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz é demolido pelo ex-prefeito 

Acordos e negociações extinguiram a Praça Iria Diniz


 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br