Data de publicação: 28-04-2021 18:11:00 - Última alteração: 28-04-2021 18:16:52

Moradores voltam a reclamar de incineradora de lixo hospitalar

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação

Clique e veja o vídeo

Moradores dos bairros São Sebastião e Presidente Kennedy, em Contagem, continuam reclamando da poluição produzida pela empresa Ecolix Soluções Ambientais. As famílias afirmam que o incômodo é muito grande porque a fumaça tóxica e cancerígena é proveniente da queima de lixo hospitalar.

Em março de 2021, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) fez uma fiscalização na empresa que foi embargada por falta de manutenção no sistema de tubulação que transporta fumaça contaminada. 

Mas poucos dias depois, a empresa voltou a operar com uma liminar da justiça já que a licenciada ambiental foi concedida pela própria Semad, mas na gestão anterior.

Ainda segundo os moradores, a empresa polui áreas residenciais e também a CeasaMinas, que fica próxima. Eles temem estar consumindo alimentos contaminados por causa da fumaça tóxica expelida pela empresa. Os moradores comparam a Ecolix à Gruntec, empresa que operava na região e que foi fechada. Todos pedem que a Ecolix também seja fechada ou transferida para um local mais adequado para a operação. 

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

A Semad foi novamente questionada pela reportagem do DC Online. A secretária Maria Thereza Mesquita explicou, que uma nova fiscalização foi feita e que o processo de licenciamento ambiental está sendo totalmente revisto, mas que o procedimento é realmente demorado. A secretária disse que a empresa continua em funcionamento porque ela possui licenciamento, por tanto, ainda pode operar.

Em nota a Ecolix se defende:

Na visita de fiscalização feita pela Prefeitura de Contagem, em março, foram feitos testes e a emissão atmosférica (fumaça), nesse momento, estava maior que o habitual, pois ainda estávamos ajustando o novo equipamento. Mas todas as medidas solicitadas já foram tomadas.

Não há possibilidade de alteração de endereço, pois estamos em local adequado, de acordo com o zoneamento definido pelo município e devido ao investimento que já foi feito na planta.  Após análises criteriosas, foi atestado que as emissões atmosféricas (fumaça) não alteram a qualidade do ar, portanto, não é prejudicial à saúde. Seguimos todas as exigências que foram determinadas.

Nossa empresa tem um ótimo convívio com a vizinhança, geramos empregos na comunidade, além de contribuir com a sustentabilidade, haja visto que reduzimos o volume de resíduos que vão para os aterros, diminuindo assim, a contaminação do solo e dos lençóis freáticos. Estamos à disposição, caso queiram nos visitar, conhecer nossa empresa e o processamento dos resíduos.

Links relacionados

Empresa é embargada pela prefeitura após reclamações

Empresa poluidora é motivo de reclamações em Contagem

Queima de lixo hospitalar mobiliza populares

Agora é definitivo

Emissão de fumaça tóxica em região populosa

Empresa que queima lixo hospitalar será novamente interditada

Meio Ambiente e Vigilância Sanitária voltam a fiscalizar a Grüntec

Liminar permite reabertura da GRÜNTEC

Empresa poluidora interditada em Contagem

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br