Data de publicação: 04-05-2021 17:58:00

Bebê recebe alta após 30 dias internado com Covid-19

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Sirly Henrique/Divulgação
 
O paciente mais jovem com Covid-19 de que se tem notícia em Contagem recebeu alta depois de passar 30 dias internado no Centro Materno-Infantil (CMI), sendo 18 deles intubado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) neonatal. A saída da criança, na última sexta-feira (30), foi celebrada por todos que acompanharam o drama vivido pela família.
 
O bebê G.H.S. nasceu saudável em um parto normal, mas acabou dando entrada na unidade com apenas oito dias de vida depois de ter sido contaminado pelo irmão de três anos em casa. O recém-nascido sofreu complicações da doença e chegou ao CMI em estado grave, com a respiração bastante comprometida.
 
“O grande problema foi mesmo conseguir ventilar e fornecer oxigênio, já que ele tossia muito, tendo quedas importantes na quantidade de oxigênio no sangue”, disse a coordenadora do CTI neonatal, Luciana Grizze.
 
Segundo a coordenadora de enfermagem, Bárbara Carvalho, o caso do bebê foi uma surpresa para os trabalhadores da maternidade, que, até então, não haviam atendido nenhum caso confirmado no local.
 
“Os poucos pacientes com sintomas respiratórios que recebemos testaram negativo para o novo coronavírus. Então, quando recebemos esse caso, impactou bastante a equipe, pois era algo novo”, afirmou Bárbara.
 
Superação
 
Durante o período em que o menino ficou internado, a família era informada sobre o estado de saúde dele por meio de mensagens enviadas pelo celular.
 
“Eu achava que ele ia morrer, pois as notícias não eram agradáveis. Eu chorava, ficava desesperada, mas ele foi muito bem-cuidado pelos profissionais de saúde. A equipe foi muito atenciosa e deu todo carinho e apoio para o meu filho. Além disso, me davam suporte e me mandavam fotos e vídeos. Só tenho a agradecer”, ressaltou a mãe do bebê, Glenda Stefany Cata Preta.
 
Alerta
 
A coordenadora do CTI neonatal do CMI reforça que nenhuma faixa etária está imune à contaminação pelo novo coronavírus nem aos quadros graves da Covid-19. Nas crianças, os sintomas podem ser bastante sutis e até passarem despercebidos ou serem considerados apenas uma gripe ou um resfriado.
 
Entre os sinais mais frequentes da doença estão tosse, febre, nariz escorrendo, cansaço, dificuldade para mamar e gemidos durante o sono. No entanto, de acordo com Luciana, pode acontecer de nem todos ou até mesmo de nenhum sintoma se manifestar. Por isso, é importante os pais estarem atentos a quaisquer mudanças no comportamento dos filhos, conclui a profissional.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br