Data de publicação: 21-05-2021 18:48:00 - Última alteração: 24-05-2021 11:20:40

Vacina da Pfizer deve chegar a Contagem no início da semana

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Ministério da Saúde/Divulgação
 
Contagem deve receber, na próxima segunda-feira (24), a primeira remessa da vacina Comirnaty, do laboratório Pfizer, para a imunização de gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz a, no máximo, 45 dias) contra a Covid-19. Ainda não há uma definição de data para o início das aplicações da primeira dose nesse grupo.
 
O imunizante foi distribuído pelo Ministério da Saúde apenas para as capitais, devido à necessidade de uma refrigeração maior, mas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cidade está apta a recebê-lo do governo do Estado.
 
“Cerca de 4.000 pessoas fizeram o cadastro da prefeitura. No entanto, ficaremos sabendo nos próximos dias o quantitativo que vamos receber. Sempre ficamos atentos às recomendações da imunização desse público prioritário, no sentido de utilizar a vacina mais segura. Por isso optamos por esperar a nova remessa de doses da Pfizer”, disse o secretário de Saúde contagense, Fabrício Simões.
 
No último dia 11, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomendou a suspensão imediata do uso da vacina AstraZeneca/Fiocruz em grávidas. A medida foi adotada por precaução depois que uma gestante que havia sido imunizada teve uma trombose e faleceu. A possível relação da morte com a vacina está sendo investigada.
 
Preparo
 
De acordo com a SMS, a equipe da pasta foi treinada ao longo desta semana para aplicar a Comirnaty/Pfizer, que deve ser conservada entre 2°C e 8°C e pode ser utilizada em até cinco dias.
 
“A vacina pode ser transportada nas caixas térmicas igual a todos os outros imunobiológicos, e o tempo de validade máximo após a abertura do frasco é de 6 horas. A equipe foi treinada, e o município está preparado para receber essas vacinas”, afirmou a diretora de Imunização da SMS, Clarissa Domingos de Castro.
 
O calendário de vacinação das gestantes e puérperas será divulgado conforme a disponibilidade de doses no município, segundo a SMS.
 
Matéria relacionada
Anvisa orienta suspensão de vacina da AstraZeneca em grávidas
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br