Data de publicação: 07-06-2021 12:12:00 - Última alteração: 07-06-2021 12:38:01

Plantios e doações de mudas marcaram o Dia Mundial do Meio Ambiente em Contagem

Academia Equilíbrio Funcional

Fotos: Robson Repórter

 

Galeria de fotos

 

No último sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a sociedade civil organizada e o poder público fizeram intervenções em favor da preservação das árvores em Contagem. As ações aconteceram nos bairros Eldorado e Ressaca, onde foram doadas 200 espécies de pequeno e grande portes, e plantadas 20 mudas de ipê rosa.

 

Na avenida João César de Oliveira, próximo à Feira de Artesanato do Eldorado, o coletivo Boi Rosado Ambiental, o grupo SOS Vargem das Flores e o Projeto Tomar BH promoveram a doação de duas centenas de mudas para aqueles que se comprometeram a plantar e cuidar das espécies. Os nomes e telefones dos beneficiados foram anotados e todos se dispuseram a enviar fotos da evolução das mudas.

 

O grupo de voluntários se reuniu no passeio do antigo Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz para comemorar a data com doações de mudas de ipês rosa e branco, jacarandá rosa, castanha do Maranhão, jequitibá, pau-brasil, tamarindo, abacate, amora, acerola e outras espécies.

 

Segundo o professor, artista plástico, ativista socioambiental e fundador do Boi Rosado Ambiental, Severino Iabá, o coletivo homenageia o escritor Guimarães Rosa, autor da obra Grandes Sertões Veredas, e foi criado para tentar recuperar parte do verde que já foi destruído em Contagem e região.

 

“No viveiro do Boi Rosado, que fica no Clube Recreativo Arvoredo, produzimos as mudas que são plantadas e doadas à comunidade. Estamos juntos com o grupo SOS Vargem das Flores no projeto 100 mil Árvores por Contagem, que tem a missão de plantar esse quantitativo de mudas na cidade com o objetivo de compensar as centenas de árvores que foram e continuam sendo suprimidas para dar lugar às obras de infraestrutura e aos vários empreendimentos imobiliários que não param de ser aprovados pelo poder público”, afirmou.

 

A professora e ativista socioambiental da Frente Brasil Popular Contagem Adriana Souza ressaltou a importância da iniciativa e aproveitou para falar sobre o polêmico projeto do Rodoanel, apelidado de "Rodominério", que pretende passar por áreas de proteção ambiental, destruindo montanhas, sítios arqueológicos, escolas, postos de saúde e todo o bioma de várias cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. 

 

“O 'Rodominério' pretende atender somente os interesses da própria mineradora Vale e deseja usar o dinheiro das compensações do desastre provocado em Brumadinho para criar uma nova rota do minério. É uma obra que não vai beneficiar a população e ainda vai prejudicar muito o meio ambiente e a vida das famílias que serão afetadas. Graças à nossa mobilização e luta, o governo do Estado deu um passo atrás e não vai dar continuidade ao processo até que um estudo técnico seja realizado demonstrando os reais impactos que a obra causará em toda a região”, enfatizou.

 

A atendente de farmácia Lilian Trindade disse que não sabia da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, mas aproveitou a oportunidade para levar mudas para plantar no quintal de casa.

 

“Contagem é bonita justamente por causa das áreas verdes. Achei desnecessárias as supressões de várias árvores nos últimos anos. Deveriam preservar e plantar mais espécies na cidade para melhorar o meio ambiente local”, disse. 

 

 

Plantio de árvores

 

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad), plantou 20 mudas de ipê rosa no Terminal Ressaca, do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), no sábado.

A prefeita Marília Campos (PT) fez um dos plantios e falou sobre o Plano Municipal de Arborização Urbana, que, segundo ela, tem o objetivo de tratar de forma séria e responsável o manejo arbóreo da cidade. "O nosso governo se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida, por isso se preocupa com a água e com o ar fazendo plantios de árvores. A arborização da nossa cidade fará parte do nosso planejamento de governo”, afirmou.

A secretária de Meio Ambiente de Contagem, Maria Tereza Mesquita, disse que é possível conciliar o desenvolvimento econômico com a manutenção e a ampliação de áreas verdes na cidade.

“Vamos promover a melhoria da qualidade do ar e da vida do cidadão. Para isso criamos o Plano Municipal de Arborização Urbana, que disponibilizou um questionário para a população com o objetivo de saber qual a relação que os moradores têm com o meio ambiente”, explicou.

Ainda segundo a secretária, o plano integra os plantios em quintas, construção de hortas coletivas, agroecologia e a destinação de áreas públicas à produção de alimentos para a Segurança Alimentar.

Foto: Ricardo Lima

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br