Data de publicação: 19-08-2021 14:10:00 - Última alteração: 19-08-2021 15:51:49

Duas pessoas morrem por febre maculosa em Contagem

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Raquel Portugal/Fiocruz 
 
Duas pessoas da mesma família, moradoras da região do bairro Nacional, em Contagem, morreram por febre maculosa. A informação foi confirmada na última quarta-feira (18) pela prefeitura, que não divulgou o grau de parentesco, a data dos óbitos, idade ou sexo das vítimas. 

A febre maculosa é transmitida por meio da picada do carrapato-estrela infectado pela bactéria causadora da doença. Segundo nota da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a área é monitorada desde 2017 e as ações de prevenção foram intensificadas em 2019, quando houve um surto da doença na região.

Ainda de acordo com a pasta, em 13 de agosto, foi iniciada uma ação de conscientização com panfletagem para os moradores do bairro Nacional, bem como borrifação de produto específico de combate ao carrapato-estrela nas casas. "Novas ações da SMS também foram encaminhadas, como a divulgação de Nota Técnica para toda a rede de saúde pública e privada”, diz o texto.

A secretaria também afirmou que realiza outras ações de prevenção à doença, como contato permanente com carroceiros, com banhos carrapaticidas nos cavalos e exames rotineiros nos animais, e treinamentos para os agentes de saúde, médicos e enfermeiros. 

Links relacionados:

Febre maculosa já tem 102 notificações em Contagem 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br