Data de publicação: 20-08-2021 16:46:00 - Última alteração: 22-08-2021 22:53:48

Plano diretor da Bacia dos Afluentes do Alto São Francisco terá consulta pública

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (23), será realizada uma consulta pública para apresentar o resultado preliminar da elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) e do Enquadramento dos Corpos de Água da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco. O evento virtual tem início às 17h no canal do YouTube dedicado ao projeto.

A Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco abrange 29 municípios: Abaeté, Arcos, Bambuí, Bom Despacho, Campos Altos, Capitólio, Córrego Danta, Córrego Fundo, Dores do Indaiá, Doresópolis, Estrela do Indaiá, Formiga, Iguatama, Japaraíba, Lagoa da Prata, Luz, Martinho Campos, Medeiros, Moema, Pains, Pimenta, Piumhi, Pratinha, Quartel Geral, Santo Antônio do Monte, São Roque de Minas, Serra da Saudade, Tapiraí e Vargem Bonita.  

O objetivo da consulta é levantar a percepção da população local sobre o planejamento dos usos das águas da bacia hidrográfica. "O evento é uma excelente oportunidade para que a comunidade da bacia se reúna, conheça os cenários projetados para os próximos 20 anos e contribua para o seu aprimoramento", afirmou o gerente de Planejamento de Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (uma das entidades que organiza o evento), Allan Mota.

Plano Diretor de Recursos Hídricos
 
O PDRH foi instituído pela Lei 13.199/99, que visa definir a agenda de recursos hídricos para as bacias hidrográficas de Minas Gerais. Quando for finalizado, o plano apontará questões como ações de gestão, projetos, obras e investimentos.
 
Segundo a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, o relatório foi estruturado em oito capítulos: cenários, projeções populacionais, projeções de demandas, projeções de cargas poluidoras, balanço hídrico, compatibilização das disponibilidades e demandas hídricas, articulação e compatibilização dos interesses internos e externos e síntese e seleção de alternativas de intervenções para compatibilizar a disponibilidade hídrica e a demanda.
 
Ainda de acordo com a pasta, o documento foi construído de maneira coletiva por meio de três oficinas técnicas com participação de atores sociais que indicaram informações e percepções sobre o futuro da bacia.  

Outras informações estão disponíveis no site, Instagram e Facebook do plano diretor.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br