Data de publicação: 25-08-2021 15:28:00 - Última alteração: 25-08-2021 15:33:34

População de Contagem pode continuar denunciando aglomerações na pandemia

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Reprodução/Internet

A população de Contagem pode continuar denunciando situações que desrespeitem as medidas de segurança adotadas pelo município durante a pandemia da Covid-19 por meio do número 153 da Central de Operações da Guarda Civil. O órgão esclarece que as ligações facilitam a atuação e a mobilização das autoridades de fiscalização.

Apesar do decreto que permite o funcionamento do comércio sem restrições de horário, publicado há quase duas semanas, boates, danceterias, salões de dança, casas de shows, eventos com venda de ingressos e feiras empresariais itinerantes ainda estão proibidos na cidade. Além disso, os estabelecimentos comerciais devem seguir os protocolos sanitários indicados na publicação e respeitar o distanciamento social.

Segundo um levantamento feito pela Prefeitura de Contagem em maio de 2021, o número de denúncias recebidas caiu drasticamente ao longo dos meses. Em março, a média de ligações da população era de 700 por semana; em abril, ela caiu mais da metade, indo para 300. Já em maio, passou a de ser cerca de 100.

No mesmo período, a Ouvidoria Municipal também registrou uma queda no número de denúncias. Os dados do setor indicam que, entre 10 e 23 de março foram recebidas 183 ligações solicitando fiscalizações. Na última semana de maio, esse número despencou para sete.

Garantia de anonimato

Quem denuncia estabelecimentos comerciais ou eventos clandestinos tem direito garantido ao anonimato. Todas as ligações recebidas pelas Central de Operações passam também por uma filtragem e são encaminhadas para avaliação de prioridade e viabilidade.

“Em razão do tempo e da quantidade, nem sempre é possível fiscalizar o local denunciado no mesmo dia. Contudo, ele entra para o radar da Patrulha Pacto pela Vida e passa a compor uma lista de estabelecimentos e lugares que devem ser fiscalizados e monitorados no decorrer das operações”, explica o comandante da Guarda Civil, Wedisson Luiz.

Números da pandemia

Apesar do avanço da vacinação contra a Covid-19 em Contagem, que aplicou mais de 533 mil doses do imunizante, a pandemia ainda não acabou.

O Brasil registrou, segundo o Ministério da Saúde, um aumento de 4% na transmissão do novo coronavírus na última semana. Além disso, os casos da variante Delta, que vem sendo apontada pelos cientistas como ainda mais transmissível, somam 1.370 e cresceram nas últimas três semanas, especialmente no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br