Data de publicação: 25-08-2021 17:49:00 - Última alteração: 25-08-2021 17:51:03

Hospital Alberto Cavalcanti desenvolve iniciativas de atendimento humanizado

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Divulgação/Fhemig

O Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), unidade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais especializada em oncologia (câncer) localizada em Belo Horizonte, desenvolve iniciativas de atendimento humanizado aos pacientes para que eles passem pelo tratamento de forma mais leve.

Cerca de 2 mil cirurgias são realizadas por ano no local. Ao chegarem no hospital, por exemplo, pacientes com câncer de mama recebem uma almofada em formato de coração, feitas pela ONG “Costurando o Bem”.

Segundo a coordenadora do Ambulatório de Especialidades do HAC, Cíntia Esteves Soares, o objeto oferece conforto ao braço, após o procedimento de esvaziamento axilar, mas também tem outra função. “É uma maneira carinhosa de receber as pacientes que estão iniciando o seu tratamento”, explica.

Os profissionais da unidade buscam promover a autoestima das pacientes oncológicas por meio de ações que fortaleçam não só a saúde física. O objetivo é torná-las mais confiantes quanto ao tratamento. Por isso, hospital conta com o Projeto de Prótese Mamária Temporária, também em parceria com a ONG “Costurando o Bem”.

A prótese, feita de almofada, é destinada a pacientes que tiveram a retirada completa da mama, mas que ainda não podem fazer a cirurgia de reconstrução do seio.

Confecção de perucas

Outra iniciativa da instituição para auxiliar na autoestima das pacientes é o empréstimo de perucas para aquelas que perderam os cabelos durante o processo de quimioterapia.

Os interessados em doar mechas para contribuir com a ação podem entregá-las no Ambulatório de Especialidades da unidade. O cabelo deve estar preso em um elástico e ter, no mínimo, 20 centímetros de comprimento.  

Música

A música também é um recurso utilizado no hospital para levar conforto e alegria aos leitos. Profissionais fazem visitas cantadas aos pacientes tanto nos CTIs quanto nas enfermarias.

Outra ação que envolve canção é o Projeto Feliz Aniversário, dedicado aos aniversariantes internados. De acordo com a enfermeira responsável pelo Serviço de Cuidados Paliativos do HAC, Liliane Santos Silva, a comemoração conta com um bolo falso, já que a dieta da maioria dos pacientes é restrita, uma mensagem individualizada e presentes, doados por uma servidora do hospital.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br