Data de publicação: 16-09-2021 18:39:00

Encontro virtual discute mobilidade urbana em Contagem

B&D Contabilidade
Foto: Divulgação 

A mobilidade urbana foi uma das temáticas discutidas para a revisão do Plano Diretor de Contagem. O debate ocorreu na última terça-feira (14) durante o segundo encontro preparatório para a IV Conferência de Política Urbana do município, que acontecerá em dezembro deste ano.

O tema “Cidade em Movimento” contou com contribuições do professor, doutor em Urbanismo pela Universidade de Paris e mestre em Engenharia de Produção pela UFRJ, Rômulo Orrico. O consultor do Sindicato de Empresas de Transporte de Carga de Minas Gerais (Setcemg), Luciano Medrado, e o presidente da Autarquia de Transporte e Trânsito de Contagem (Transcon), Renato Ribeiro, também participaram.

Renato Ribeiro abordou os desafios da mobilidade urbana em Contagem e apresentou algumas das propostas da Transcon para amenizá-los, como a implantação de ciclofaixas, ciclovias e locais adequados para circulação dos pedestres. Além disso, o presidente da autarquia iniciou a revisão do Plano de Mobilidade Urbana e do Sistema Integrado de Mobilidade.

Já o professor Rômulo Orrico ressaltou as dificuldades para a integração da mobilidade, desenvolvimento urbano e sustentável. Um dos pontos que ele chamou atenção é o fato de que muitos contagenses não têm acesso simplificado aos espaços da cidade.

Assim, Orrico citou a necessidade de conter o adensamento, além de fortalecer o desenvolvimento econômico de Contagem, já que há uma grande circulação de pessoas entre o município e outros da Região Metropolitana de Belo Horizonte, seja para lazer, educação ou trabalho.

Por fim, o consultor do Setcemg, Luciano Medrado, apontou que a população de baixa renda é a principal usuária do transporte público, no entanto, este se torna pouco efetivo para o atendimento desse público. Ele destacou, então, a necessidade de olhar também para a desigualdade socioeconômica ao discutir a mobilidade.

A gravação completa da pré-conferência está disponível no canal do Youtube da prefeitura de Contagem.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br