Data de publicação: 11-11-2021 17:53:00 - Última alteração: 15-11-2021 21:19:42

Manifestação em frente ao Congresso pede fim da criação de pássaros em gaiolas

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação

Uma manifestação, realizada na quarta-feira (10), no gramado em frente ao Congresso Nacional, reuniu pessoas que pediam pelo fim da criação de pássaros em gaiolas e viveiros. O protesto reivindicou a aprovação do texto original do Projeto de Lei (PL) 1.487/19.

Uma faixa com os dizeres "Pássaros livres de gaiolas" foi exposta e pipas em formato de aves foram levantadas.  

O texto, proposto pelo deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), visava a proibição da criação de pássaros em gaiolas e cativeiros. “O projeto procura avançar mais um passo no sentido do respeito aos animais e também do combate ao tráfico de fauna. Assim como a caça não se justifica mais (exceto para algumas populações tradicionais que necessitam dela para subsistência), pássaros engaiolados também não fazem mais sentido nos dias modernos”, disse Tatto à Agência Câmara de Notícias, em maio deste ano.

No entanto, em outubro, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou o substitutivo do deputado Nelson Barbudo (PSL-MT), apresentado pelo deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA), que transforma o PL em uma matéria em defesa do cativeiro e  da comercialização animal.

A manifestação foi convocada pelo Grupo de Estudos sobre Direitos Animais e Interseccionalidades, Fórum Nacional de Proteção Animal, Ampara Silvestre, Frente de Ações pela Libertação Animal, ProAnima - Associação Protetora dos Animais do DF e pelo Setorial de Direitos Animais do Partido dos Trabalhadores.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br