Data de publicação: 02-12-2021 15:17:00 - Última alteração: 04-12-2021 19:40:15

Mais dois cães de rua agonizam e pedem socorro no Eldorado

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação

Morador de Contagem se sensibilizou e buscou ajuda para dois cães que habitam as ruas do bairro Eldorado. Segundo o aeroviário Rogério Xavier Días, o cão de cor caramelo está em estado mais crítico, cheio de feridas. Rogério ligou acidentalmente para a redação do DC Online perguntando se faziam recolhimentos de cães de rua para fazer tratamento médico.

“Perto da minha casa tem dois cães que necessitam muito de ajuda de um veterinário para aliviar o sofrimento deles. Uma senhora que mora perto de onde os cães ficam, contou que eles choram a noite toda. Vejo os bichos todos os dias. Não aguento mais vê-los nesse sofrimento, coitados”, relatou.

Rogério disse que os cães ficam perto do trabalho dele, na rua dos Jatobás, rua do Metrô, próximo ao Senac Contagem e que fica impossível não ver a situação.

“O sentimento é de impotência ao ver tantos animais sofrendo e não ter condições de ajudar. Só vejo solução se a sociedade se unir, se todos ajudarem um pouco, seja com dinheiro, espaço físico para abrigo, veterinários que possam doar um pouco do tempo fazendo um trabalho voluntário e curando esses pobres animais jogados à própria sorte. Os cães precisam também da ajuda de pessoas com boa condição financeira e que tenham coração bom para ajudar. Seria de grande valor, mas depende de cada um de nós fazer um pouco”, desabafou.

Rogério Xavier Días é mais um cidadão que concorda que se cada um resgatar um bicho na rua, já faria uma grande diferença para a vida dos cães e gatos abandonados pelas ruas de Contagem e de todo Brasil.

Poder público

A reportagem do DC Online questionou a Prefeitura de Contagem, por meio do Centro de Controle de Zoonoses - CCZ, como estão as castrações na cidade? Se existe alguma campanha de posse responsável, adoção e conscientização acontecendo atualmente? E principalmente se existe algum atendimento especial para ajudar os cães e gatos de rua que estão doentes, feridos e precisando de socorro?

Aguardamos o retorno e assim que recebermos as respostas iremos incluí-las na reportagem do “Boca no Trombone”.

Nota da Prefeitura de Contagem

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, informa que as castrações de cães e gatos  foram retomadas no município em outubro, após dois anos suspensas. Mas em novembro, devido à falta do kit de teste rápido para leishmaniose, enviado pelo Ministério da Saúde, as castrações de cães foram suspensas temporariamente. As castrações de gatos continuam.
 
A Secretaria de Saúde já encaminhou para Secretaria de Meio Ambiente, um plano de manejo e controle populacional de cães e gatos, por meio do qual vai trabalhar, principalmente, a questão da guarda responsável, da castração de animais e do plano de conscientização, desenvolvido para as áreas mais vulneráveis do município.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br