Data de publicação: 20-12-2021 15:34:00 - Última alteração: 20-12-2021 15:41:03

Exposição interativa “Um dia em dezembro”, segue até 10 de fevereiro

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Newton de Castro Resende/PMC

Galeria

A exposição de gravuras do artista Hyval fica até fevereiro na Biblioteca Pública à disposição do público. São quadrinhos em bobina de fax, preso a um porta papel toalha, o que permite aos visitantes colorir e até mesmo levar a arte para casa. 

Às terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 11h, Hyval faz desenhos ao vivo, que são entregues aos interessados. Na avaliação do ilustrador, trata-se de uma ação cultural que busca interação e resgate de uma identidade da cidade. 

“A ideia da exposição é fazer essa interação com o público. Quem estiver presente rola o papel para baixo, vê a imagem, e pode colorir como quiser, levando consigo. Ao fazer isso, criamos alternativas. O pessoal chega, vê, conversa comigo e fazemos o desenho ali, na hora. Há, também, outros desenhos, em papel ofício, para as crianças levarem. Os desenhos trazem os personagens da Turma do Contagito, que é muito conhecida em Contagem”, destacou.

A exposição está aberta de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h. Além dos desenhos feitos pelo artista na hora, há também a possibilidade de levar outros, disponíveis no local, para que as crianças possam colorir e saber um pouco mais sobre a história de Contagem e da Turma do Contagito.

Segundo Hyval, ao longo da exposição serão acrescentados painéis em formato A2 com estudos dos personagens e descrição de sua representação como símbolo do patrimônio cultural do município. Nas visitas, as pessoas ficam sabendo o significado de cada personagem, como surgiu o Contagito e como tudo isso está presente na cidade de Contagem. 

“O objetivo é levar ao grande público, informações e conhecimento sobre o patrimônio histórico e cultural do município, por meio de uma linguagem acessível a todos os moradores, especialmente as crianças”, finalizou Hyval. 

Desenhos de Hyval Leite, arte final de Nicolle Dominique e curadoria de Andréa Barbosa.


O artista

Hyvanildo Leite, nasceu em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Graduado em artes visuais com ênfase em desenho, também possui licenciatura em desenho e artes visuais e pós-graduação em Ensino de Artes Visuais. Foi condecorado embaixador pela Divine Académie Française des Lettres Arts et Culture. 

Artista visual, professor e pesquisador, utiliza tinta acrílica, óleo, aquarela aplicada em telas e papeis para se expressar. Suas pesquisas o levaram por um caminho que culminou na série “Gênios Heróis”, na qual representa pessoas em seu cotidiano, mesclados a símbolos urbanos, ícones dos quadrinhos, grafismo indígena e ícones barrocos, além do uso de cores vivas, que traduzem conceitos de espaço-tempo, abordando passado, presente e futuro.

Turma do Contagito

Em 2005, um projeto, chamado “Por Dentro da História”, ampliou um programa em Contagem de educação patrimonial. Com expectativa de atingir um maior número de pessoas, em especial, as crianças, foi realizado um concurso para eleger o mascote da cidade, com consequente produção de um livro paradidático sobre a história de Contagem. Por fim, foram escolhidos personagens que acabaram virando um grupo, chamado “Turma do Contagito”, que fez, inclusive, apresentações pelo município.

Os personagens fazem alusão ao imaginário popular de Contagem. O mascote, Contagito, é um menino com cabeça de abóbora, desenho elaborado, na época, por Leonardo Beloni Rodrigues da Costa. “Chami” simboliza as chaminés da Cidade Industrial. Já “Faluca” era uma jabuticaba, fruta que, inclusive, dá nome a uma praça, na região da Sede. 

Já Zé Gonçalo representa os agricultores nas fazendas e também faz singela homenagem ao santo padroeiro da matriz: São Gonçalo do Amarante. Por fim, Artirinho lembra a comunidade negra dos Arturos e a população de origem africana. Mais à frente foi criado um outro personagem, de nome Otar (rato ao contrário), um vilão.

Serviço:

Exposição interativa “Um dia em dezembro”
Local: Biblioteca Pública de Contagem Dr. Edson Diniz (rua Dr. Cassiano, 102 – Centro)
Horário de visitação: 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, exceto feriados.
Gratuito
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br