Data de publicação: 07-01-2022 20:05:00

Prova de vida para aposentados e pensionistas gera golpe

WRV Produções
Foto:  Procon

O Procon Contagem alerta aos beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social para os golpes referentes à prova de vida on-line. Ligações estão sendo realizadas por pessoas se passando por representantes do INSS. 

Segundo a superintendente do Procon de Contagem, Silvania Silva dos Santos, os aposentados devem estar atentos e não fornecer informações ao receber o contato, que não é feito pelo INSS. “O Procon está recebendo ligações de cidadãos com dúvidas sobre as ligações recebidas, quando é solicitado do aposentado a prova de vida on-line, por causa da pandemia”.

A superintendente explicou que os golpistas entram em contato com o beneficiário com os dados pessoais já em mãos e utilizam as informações para tornar o contato ainda mais real. “Uma mensagem é enviada por WhatsApp, solicitando o envio de uma foto de um documento para finalizar o processo. Depois, os golpistas falsificam a assinatura em contratos bancários, empréstimos e outras fraudes”, detalhou.

O INSS não liga para os beneficiários e para tirar dúvidas, o cidadão pode utilizar os seguintes canais de atendimento: Meu INSS – site ou aplicativo ou a Central de atendimento 135.

Saiba como será a prova de vida INSS 2022:

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social – INSS precisam ficar atentos em 2022. A prova de vida voltou a ser obrigatória, após três meses de suspensão. A portaria N° 1.366, de 14 de outubro de 2021, regulariza como nova data para a realização da prova de vida, em 2022, o mês de aniversário dos beneficiários.

A prova de vida do INSS deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias. 

Pelo celular também já pode ser realizada a prova de vida por meio de biometria facial. Mas é preciso acessar o App Meu INSS para saber se o serviço está disponível.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br