Data de publicação: 02-03-2022 15:58:00 - Última alteração: 02-03-2022 16:14:31

Ambientalista produzem marchinha de Carnaval em apoio a Apolo Heringer

Academia Equilíbrio Funcional
Fotos: Divulgação

Grupos de ambientalistas de Contagem e da Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH, continuam protestando contra as mineradoras, o Ministério Público - MP e a Federação das Indústrias de Minas Gerais - Fiemg, que processa o médico ambientalista Apolo Heringer, fundador do Projeto Manuelzão.

Na sexta-feira (25/02), os ambientalistas de vários coletivos manifestaram em frente a Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG, contra o MP que selou um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC com as mineradoras que descumpriram a Lei Mar de Lama Nunca Mais, que previa a descaracterização de todas as barragens de rejeitos de minério de ferro represadas no sistema a montante.

Segundo os manifestantes, o MP presenteou as mineradoras com o prazo indeterminado para tornar as estruturas seguras, o que possibilitaria aos moradores da região voltarem para as residências, sem o risco de serem atingidos pelos rejeitos, em caso de novo desastre. 

A professora e ambientalista do SOS Vargem das Flores, Adriana Souza, disse que a atitude do MP coloca em risco a vida de milhares de pessoas que estão na mira da lama em Minas Gerais e ainda amplia a impunidade dos crimes cometidos pelas mineradoras.  

“Temos urgência em frear a sanha da mineração predatória e derrotar o governador Romeu Zema, o principal aliado das mineradoras.  Precisamos eleger uma bancada de deputados socioambientais que tenham a firmeza e coragem de enfrentar o atual modelo de desenvolvimento que mata a nossa gente e a nossa biodiversidade”, enfatizou a professora.

Carnaval ambiental

No domingo de Carnaval (27/02), o projeto Cidade Viva: 100 mil árvores por Contagem, realizou mais um mutirão para plantio de mudas e limpeza das já existentes, no bairro Petrolândia, em Contagem. 

Severino Iabá, fundador do Boi Rosado Ambiental, comandou o plantio e a doação de mudas, antes de receber a visita do médico ambientalista Apolo Heringer Lisboa, no viveiro onde são produzidas todas as mudas.

Em resposta ao recente processo judicial movido pela Fiemg contra Apolo Heringer, foi gravada e divulgada uma marchinha de Carnaval para protestar contra a intimidação e a ameaça sofrida pelo fundador do Projeto Manuelzão.

Os movimentos Boi Rosado Ambiental, SOS Vargem das Flores, Elas Por Elas e Amigos da Serra do Elefante recepcionaram Apolo Heringer, que também participou da gravação da marchinha de Carnaval de autoria do Mestre Amâncio.


Marchinha de Carnaval em apoio a Apolo Heringer Lisboa lançada no viveiro do Boi Rosado Ambiental: 

Mexeu com o Apolo..
Mexeu com a gente!(Bis)
Contra as  ameaças da Fiemg..
Todos juntos com Apolo...
Em uma só corrente!(Bis)

Esse guerreiro tem história...
Na militância exemplar!
Guardião das serras e das águas...
Sua voz ninguém pode calar

Nessa luta pela vida,e pela democracia, protagonista sempre foi....
Liberdade, liberdade, nosso apoio ele terá!
Liberdade, liberdade, nosso apoio ele terá


Ainda na manhã de domingo (27/02), o movimento SOS Vargem das Flores  e o Coletivo Com Elas, se uniram à iniciativa da vereadora Duda Salabert de BH, para o plantio de 300 mudas no Parque Jacques Costeau. A parceria entre o Projeto 100 mil árvores por Contagem e do Projeto Muda com Duda, também fará plantios na cidade de Contagem.


Já na segunda-feira de Carnaval (28/02), aconteceu um debate pelo Instagram, sobre o uso da água para os “hidronegócios” em Minas Gerais. O encontro foi conduzido pela ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), o professor, médico e ambientalista, Apolo Heringer, o ex-vice-prefeito e consultor de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte, Paulo Lamac (Rede), e a Deputada Estadual Ana Paula Siqueira (Rede).

A sociedade civil organizada e ambientalistas da RMBH, principalmente das cidades que podem ser afetadas pelo projeto do Rodoanel Metropolitano, estão mobilizados para impedir a construção considerada eleitoreira, nociva à fauna, à flora e à vida humana.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br