Data de publicação: 04-03-2022 23:33:00 - Última alteração: 09-03-2022 20:12:17

Companhia pede uso consciente da água após rompimento de adutora

Lava Jato Dias
Imagem: Reprodução Prefeitura de Betim 

O abastecimento d’água será interrompido neste domingo (06), em alguns bairros de Belo Horizonte e Contagem. Segundo a Copasa, as causas são obras de interligação da rede no bairro Floresta, em BH, com previsão de normalização no decorrer da noite. 

Com o rompimento de uma adutora na travessia do rio Paraopeba, na divisa entre Betim e Juatuba, no último dia 1º, três foram afetadas: Mateus Leme e Juatuba e Betim.

De acordo com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa, as causas do rompimento serão investigadas e técnicos já trabalham no conserto da adutora para que o fornecimento de água seja restabelecido.

Ainda segundo a Copasa, houve uma queda da produção de água no Sistema Serra Azul, que representa 15% da produção do sistema integrado metropolitano. O diretor de empreendimentos da Copasa, Ricardo Simões, disse que o problema será resolvido em três etapas:

- Obras emergenciais para normalizar o atendimento nas regiões de Marimbá e Vianópolis, em Betim. Adequação do sistema de adutoras para possibilitar que a água do sistema Rio Manso seja utilizada para o abastecimento da região;

- Construção de uma adutora de menor porte paralela à adutora existente, para possibilitar uma recuperação de abastecimento do sistema Serra Azul da ordem de 600 a 800 litros de água por segundo, que era de 2 mil litros por segundo. A obra que deve durar de 15 a 20 dias;

- Obras definitivas para recuperação da adutora, com previsão de duração de até seis meses.

De acordo com a companhia, durante esse período, os sistemas Rio das Velhas, Rio Manso e Várzea das Flores estarão trabalhando a plena carga para suprir a demanda.

O Centro de Remanejamento do Sistema Prisional - Ceresp de Betim também foi afetado pela interrupção e de acordo com a prefeitura, um caminhão-pipa foi enviado à penitenciária para fazer o abastecimento.

O superintendente de Negócios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Sérgio Neves, pediu que a população seja racional no uso da água. "É muito importante o apoio da população para o uso consciente da água, evitando os usos que a gente pode postergar, como lavagem de carro, por exemplo. São ações simples que devemos levar para a vida e o dia a dia, porque a água é um bem finito".

 
Regiões que serão afetadas neste domingo (6)
 
Contagem: Jardim Pérola, Parque Novo Progresso e Parque Recreio.  
  
Belo Horizonte: Alípio de Melo, Alto Barroca, Álvaro Camargos, Aparecida, Aparecida Sétima Seção, Barro Preto, Barroca, Bom Jesus, Bonfim, Cachoeirinha, Caiçara Adelaide, Caiçaras, Calafate, Canadá, Carlos Prates, Castelo, Cidade Nova, Colégio Batista, Concórdia, Conjunto Celso Machado, Conjunto Itacolomi, Conjunto Jardim Filadélfia, Coqueiros, Da Graça, Dom Bosco, Ermelinda, Floresta, Frei Eustáquio, Funcionários, Gameleira, Horto, Horto Florestal, Inconfidência, Jardim Montanhês, Jardim São José, Lagoinha, Monsenhor Messias, Nossa Senhora da Glória, Nova Cachoeirinha, Nova Esperança, Nova Floresta, Nova Gameleira, Nova Suíça, Novo Glória, Padre Eustáquio, Pedreira Prado Lopes, Pedro II, Pindorama, Prado, Renascença, Sagrada Família, Santa Cruz, Santa Tereza, Santo André, São Cristóvão, São Francisco, São José, São Salvador, Sarandi, Serrano, Silveira, União, Universitário e Vila Sumaré.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br