Data de publicação: 11-03-2022 13:25:00

Contagem exige cartão de vacinação atualizado nas escolas

Lava Jato Dias
Foto: Seduc

Segundo a Secretaria Municipal de Educação - Seduc, passa ser obrigatório nesta sexta-feira (11), em Contagem, a apresentação do cartão de vacinação atualizado nas escolas municipais, estaduais e particulares. Caso não seja apresentado, o Conselho Tutelar será comunicado.

Após 30 dias do início das aulas, o prazo dado aos pais, mães ou responsáveis, para apresentarem o cartão de vacina atualizado das crianças e adolescentes. 

A obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacinas atualizado está prevista na Portaria Seduc / Funec nº 007 / 2022, documento que estabeleceu as regras para a retomada das aulas presenciais.

Segundo a Prefeitura de Contagem, uma carta foi enviada aos responsáveis pelos estudantes com orientações sobre a importância da vacinação de crianças e adolescentes e informando sobre a obrigatoriedade de apresentar o cartão de vacinação nas escolas. 

O documento foi produzido conjuntamente pelas secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Direitos Humanos e Cidadania; Procuradoria-Geral do Município; Ministério Público de Minas Gerais; Defensoria Pública de Minas Gerais e Conselho Tutelar.

A partir de agora, as escolas vão comunicar o descumprimento da norma ao Conselho Tutelar, órgão encarregado de zelar pela proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, que deve orientar as famílias sobre a vacinação dos menores sob seus cuidados e adotar as medidas cabíveis.

Conforme previsto no art. 227 da Constituição da República e nos arts. 4º e 14º, parágrafo primeiro, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pais, mães e/ou responsáveis, as escolas e a sociedade como um todo têm o dever de assegurar, com absoluta prioridade, o direito à saúde de crianças e adolescentes menores, sob sua responsabilidade. Manter o cartão atualizado com as vacinas recomendadas pelas autoridades sanitárias competentes é uma importante forma de garantir a saúde das crianças e dos adolescentes.

De acordo com a Prefeitura de Contagem, cabe ao poder público fiscalizar a cobertura vacinal da população em idade escolar prevista no art. 73, inciso "I" e parágrafo único, do Código de Saúde do Município de Contagem (Lei Complementar nº. 103), desde 20 de janeiro de 2011.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br