Data de publicação: 16-03-2022 01:04:00

No Dia do Consumidor, Polícia Civil lança cartilha sobre criptomoedas

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação

A cartilha “Criptomoedas: golpes e dicas de prevenção” da Polícia Civil de Minas Gerais - PCMG, tem informações para prevenir golpes ao investir no mercado de moedas virtuais que está atraindo bastante a atenção de novos investidores e de criminosos.

Segundo a delegada PCMG Danúbia Quadros, a criptomoeda não existe fisicamente e as atividades envolvendo esse tipo de moeda exigem conhecimento sobre o tema. 

"Os investimentos têm demonstrado valores expressivos nos últimos anos e os golpes estão cada vez mais comuns. A garantia de valorização rápida é um indicativo de fraude, pois o preço da criptomoeda varia de acordo com a demanda de mercado", advertiu.

Clique aqui e acesse a cartilha

Segundo Danúbia Quadros, entre as armadilhas mais comuns estão os sites impositores (phishing), criados para parecer uma empresa real e consolidada no mercado. Outro alerta é sobre aplicativos móveis falsos de criptomoedas, bem como empresas e corretoras falsas. 

Na lista, ainda, aparecem as pirâmides financeiras, esquemas fraudulentos que atraem investidores com a promessa de ganho rápido, rendimentos elevados e lucros garantidos.

Para evitar esses golpes, a delegada alerta que é fundamental que o interessado se informe bem, busque orientação com especialistas da área e utilize plataformas conhecidas. 

"Leia a cartilha, divulgue para o maior número de pessoas, estude sobre as moedas digitais antes de começar a investir", orientou a delegada ao esclarecer que, em caso de golpe, a vítima deve procurar a delegacia mais próxima para tomar as providências criminais.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br