Data de publicação: 03-06-2022 22:25:00 - Última alteração: 06-06-2022 14:31:14

Boi Rosado participa do 4º Abraço a Serra do Curral no Dia Mundial do Meio Ambiente

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: EcoViagem

A 4ª edição do Abraço à Serra do Curral, que aconteceu neste domingo (5), foi organizado pelos movimentos que lutam pela preservação e pelo tombamento integral da Serra do Curral. A performance " Lambuzados" do Boi Rosado Ambiental se apresentará no Pico de Belo Horizonte, no alto da serra.

Segundo o idealizador do projeto Boi Rosado Ambiental, o professor e artista Severino Iabá, depois da performance " Lambuzados" realizada na Feira de Artesanato de BH e da oficina ecopedagógica com estudantes no viveiro de mudas de árvores de Contagem, chegou a vez do próprio Boi Rosado fazer seu levante performático pela Serra do Curral no Pico de Belo Horizonte.


Projeto Manuelzão

De acordo com o Projeto Manuelzão, idealizador do Abraço à Serra do Curral em 2017, o ato acontece em um momento crítico para a Serra do Curral, com a ameaça da mineração da Taquaril Mineração S.A. (Tamisa), defendida pelo governo estadual, de um lado, e com o processo do tombamento, de outro. 

O abraço ficou suspenso por dois anos por causa da pandemia, mas voltou a acontecer em 2022, com mais força, pautando o tombamento da Serra do Curral. O movimento ganhou projeção nacional com movimentos em defesa da serra e com o apoio de artistas, intelectuais e políticos de todo o país. A Serra do Curral é um patrimônio nacional e faz parte da Serra do Espinhaço, que por sua vez é Reserva da Biosfera da Unesco. 

Segundo Severino Iabá, a ação ecocultural no Pico de BH faz parte da programação comemorativa dos 10 anos do projeto Boi Rosado Ambiental que já produziu e doou à população cerca de 50 mil mudas de árvores.


Foto: Fernando Góes

Horários e pontos de concentração para o 4º Abraço a Serra do Curral:

Concentração às 7h30, chegada ao Pico Belo Horizonte prevista para às 10h30, e lá será realizada uma performance do Boi Rosado Ambiental. Às 11h, começa o ato político em defesa da Serra do Curral.

Pontos de encontro:

- Praça do Cardoso, no bairro Serra;
- Hospital da Baleia (limite de 40 vagas com inscrição);
- Praça das Águas do Parque das Mangabeiras. Após a saída, o portão de acesso ao Pico de BH será fechado. O estacionamento rotativo no valor de 4.40 reais, pode ser pago pelo aplicativo da BHTrans. 

Programação Boi Rosado

Depois desta aparição do Boi Rosado sobre a Serra do Curral, a próxima ação comemorativa do Boi Rosado Ambiental, será no domingo (12), no Parque Municipal de Belo Horizonte, das 10 às 12 horas, com o plantio de um baobá e doação de mudas de árvores. Ação que contará com a participação dos projetos Pomar BH e Cidade Viva: 100 mil árvores por Contagem. 

Conheça a Serra do Curral

A Serra do Curral abriga uma grande diversidade de espe?cies de fauna e flora. Cerrado e Mata Atla?ntica e numerosos mananciais pertencentes a?s bacias dos rios das Velhas e Paraopeba, responsa?veis pelo abastecimento de cerca de 70% da populac?a?o da capital e de 40% dos moradores da Regia?o Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

Na serra nascem o Ribeira?o Arrudas, os co?rregos do Clemente, Capa?o da Posse, Cercadinho, Acaba Mundo e Serra. Daí, a importância da preservação e tombamento de toda a Serra do Curral.

Link relacionado:

Boi Rosado Ambiental protesta contra a mineracao e sai em defesa da Serra do Curral

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br