Data de publicação: 14-06-2022 23:38:00 - Última alteração: 15-06-2022 01:37:49

Recém inaugurado, Viaduto Ceasa dá fluidez ao trânsito

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Fábio Silva/PMC 

A população da região da Ressaca está mais aliviada com a conclusão das obras de duplicação do Viaduto Ceasa, que passa por cima da BR-040, para ligar as avenidas Helena de Vasconcelos Costa e Severino Ballesteros, no bairro Kennedy, em Contagem.

Antes da duplicação, os motoristas precisavam de muita paciência para atravessar da região do Eldorado para a região da Ressaca, principalmente nos horários de pico. Os congestionamentos eram diários por causa do grande número de carros de passeio, ônibus, carretas e caminhões.

Muitos veículos pesados têm como destino o entreposto CeasaMinas. Já a quantidade de carros de passeio cresceu nos últimos anos, devido à construção de dezenas de condomínios multifamiliares em toda região da Ressaca.


Os usuários do transporte público também eram prejudicados com os congestionamentos. Muitos ônibus da rede municipal e metropolitana de transporte, ficavam presos no trânsito. Os passageiros não tinham alternativas para evitar os transtornos da rotina dos constantes atrasos. O trânsito intenso também aumentava a quantidade de acidentes, juntamente com a degradação das condições ambientais locais. 

Custo benefício

O novo viaduto foi inaugurado na manhã deste sábado (11), pela prefeita de Contagem, Marília Campos (PT). Antes o viaduto tinha três faixas, agora são seis, com três faixas de circulação em cada um dos sentidos da via. 


As alças de acesso também foram ampliadas, as calçadas foram reestruturadas, foram implantados pisos tátil e um novo sistema de iluminação. 

Obra que custou cerca de R$ 15 milhões, que, segundo a prefeitura, representou uma economia de R$ 2 milhões do valor previsto no início da execução. Valor financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina, também conhecido como Corporação Andina de Fomento - CAF, empréstimo solicitado pelo poder executivo e autorizado pelo legislativo. Operação financeira que  integra a parte do Corredor Leste-Oeste do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM. 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br