Data de publicação: 09-09-2022 17:56:00 - Última alteração: 09-09-2022 18:02:59

UVZ Contagem recebe testes de leishmaniose e Semad abre cadastro para castração de cães e gatos

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Divulgação PMC

Iniciou nesta quinta-feira (8), o cadastro para o Projeto de Esterilização de Animais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente  - Semad, que tem o objetivo de castrar cerca de 400 animais, entre cães e gatos, para controle populacional no município.

Segundo a Semad, serão atendidos, prioritariamente, animais resgatados por protetores, aqueles cuidados nas ruas pelas comunidades, os cães comunitários e os bichos mantidos por acumuladores.

As solicitações feitas através deste formulário serão avaliadas e, se aceitas, o solicitante receberá um e-mail com os dados referentes ao agendamento da castração. O prazo de espera poderá variar de acordo com a demanda.

No dia agendado para a cirurgia de esterilização, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e comprovante de residência (IPTU, CEMIG, COPASA) em seu nome.


Faça o cadastro clicando aqui

UVZ recebe testes de leishmaniose

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde  - SMS, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses - UVZ recebeu um quantitativo de testes de leishmaniose para atendimento de demandas de casos específicos, como acumuladores e maus-tratos. Para atendimento geral, o município ainda não recebeu testes.

A SMS explicou que no teste de triagem, os animais com doença de carrapato podem testar positivo para leishmaniose, mas que nenhum animal é considerado positivo sem a realização do exame de contraprova.

Os animais positivos para leishmaniose são eutanasiados ou sacrificados, caso o tutor não assuma o tratamento.

Recentemente, a Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad e da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses realizaram apuração de maus-tratos no bairro Inconfidentes.

A UVZ explicou que fez a testagem e castração dos animais, mas não foi possível fazer o recolhimento dos bichos por falta de espaço na unidade.  
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br