Data de publicação: 12-09-2022 02:00:00 - Última alteração: 17-09-2022 18:06:46

Associação de Vítimas de Brumadinho participa de evento da mineração

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação

De 12 a 15 de setembro, a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão - AVABRUM vai expor na EXPOSIBRAM, em BH, as fotos das 272 vítimas do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale.

A Expo & Congresso Brasileiro de Mineração - EXPOSIBRAM, realizada anualmente pelo IBRAM com participação das principais entidades relacionadas ao setor mineral, é considerada um dos mais relevantes eventos de mineração da América Latina. 

Segundo a diretoria da AVABRUM, a tragédia-crime causada pela Vale não pode cair no esquecimento, por isso membros da associação vão participar da mesa de debates da Exposibram, que acontece em Belo Horizonte. 

A vice-secretária da AVABRUM, Josiane de Oliveira Melo, disse que o objetivo é fazer com que o setor mineral se lembre do rompimento da barragem que matou 272 vidas, em 25 de janeiro de 2019.

“A AVABRUM também vai cobrar a responsabilização criminal da Vale, proprietária da barragem, da Tüv Süd, empresa de consultoria alemã que atestou a segurança da barragem, do ex-presidente da mineradora Fábio Schvartsman e de outros réus do processo judicial que tramita na Comarca de Brumadinho”, afirmou a vice-secretária Josiane, irmã de Eliane de Oliveira Melo, funcionária terceirizada da Vale, que estava grávida de 5 meses e morreu na tragédia. 

A vice-presidente da AVABRUM, Andresa Rodrigues, disse que vai participar da mesa de debates "Trabalhos de Reparação do Acidente em Brumadinho - MG", na quinta-feira (15), ao lado do defensor público de Minas Gerais Antônio Lopes de Carvalho Filho, do diretor especial de reparação e desenvolvimento da Vale, Marcelo Klein, do secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luiz Otávio Milagres, e do presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente - Minas Gerais (FEAM), Renato Teixeira Brandão.

“Além das cobranças por memória e justiça, ao longo do evento internacional, vamos relembrar que há quase quatro anos do rompimento da barragem, quatro jóias, quatro vítimas da tragédia ainda não foram encontradas”, disse a vice-presidente da AVABRUM Andresa, mãe de Bruno Rocha Rodrigues, funcionário da Vale, que também morreu na tragédia-crime.

Esta é a primeira vez que a AVABRUM vai participar dos debates na Exposibram, que será mediada pela secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) do Estado de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo.

A AVABRUM solicitou ao Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM, organizador do evento, a substituição da palavra "acidente" por "tragédia", mas o instituto informou que não havia tempo suficiente para fazer a modificação do material de divulgação.
 
O estande da AVABRUM será ocupado por familiares das vítimas que vão informar sobre o trabalho da associação que busca justiça e a preservação da memória da tragédia-crime. Serão distribuídos materiais informativos e será exibido um vídeo institucional. 
 
"O setor mineral precisa mudar. Precisa colocar a vida em primeiro lugar de verdade, sem maquiagem. Para a morte não há reparação", afirmou Josiane.

EXPOSIBRAM

A feira internacional é a maior vitrine para geração de negócios e o congresso, debate cenários e revela as tendências do segmento. Tecnologia, equipamentos, softwares, produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos e gestão. Estarão presentes os representantes das principais mineradoras com atuação global e grandes fornecedores de produtos e serviços.

Serviços:

Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)

De 12 a 15 de setembro de 2022, no EXPOMINAS;
Av. Amazonas, 6200, Gameleira – Belo Horizonte – MG
Horário: Das 9h às 18h

Links relacionados:

Tragédia em Brumadinho

 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br