Data de publicação: 26-09-2022 12:13:00 - Última alteração: 26-09-2022 12:22:38

GRAACC faz campanha para alertar sobre o retinoblastoma

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Fotos: Divulgação GRAACC

A Campanha criada pela Ogilvy lançada na sexta-feira (16), visa conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma, que se diagnosticado em estágio inicial e tratado em centros especializados, tem chances de cura superam 90%.

O Hospital do GRAACC, referência no tratamento de casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil, em parceria com a Ogilvy Brasil, promovem a Campanha #UmFlashSalva.  Em São Paulo, com a presença dos personagens do “O Show da Luna”, o “Setembro Dourado” comemorou no dia 18 de setembro o Dia Nacional de Conscientização do Retinoblastoma.

A campanha com ações focadas nas redes sociais, prometem levar informação e conhecimento de forma didática para pais e responsáveis sobre os principais sinais de alerta para identificar a doença.   orienta a 

A oncologista pediátrica do GRAACC Dra, Carla Macedo, orienta que em mais de 60% dos casos de retinoblastoma, o tumor pode causar leucocoria, que é um reflexo anormal da pupila quando exposta à luz conhecido como 'reflexo do olho de gato'. 

“O simples ato de filmar ou fotografar com flash uma criança brincando, ou em qualquer outro momento de descontração é capaz de mostrar um problema grave. Entretanto, não podemos esquecer que o exame oftalmológico periódico é muito importante nas crianças”, explicou a médica.


Já a diretora de criação da Ogilvy Brasil, Claudia Pimenta, ressaltou que neste segundo ano da campanha “Um Flash Salva”, foi possível ampliar ainda mais a informação sobre o diagnóstico precoce do câncer de olho infantil. 

“Tirar uma foto com flash, algo acessível a todos, é o que incentivamos. Se um reflexo branco aparecer, precisa levar a criança ao oftalmologista. O Show da Luna participou ainda mais da campanha neste ano, fazendo a mensagem do GRAACC ganhar ainda mais força”, disse Pimenta.

O retinoblastoma é um tipo de tumor que tem origem na retina, uma camada do olho, e acomete, principalmente, crianças com até 3 anos. A boa notícia é que a maioria dos pacientes com este tipo de câncer é curada. 

Para isso, o tumor precisa ser identificado em fase inicial e tratado em centros especializados, como o GRAACC. No último ano, foram atendidos e tratados no hospital mais de 60 novos casos desse tipo de câncer com taxa média de cura de 90%. 


De olho nos Olhinhos

Como parte das ações de conscientização, o Hospital do GRAACC se uniu a outras instituições para apoiar a iniciativa dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, que aconteceu em São Paulo e em diversas outras cidades. 
Cartilha sobre Retinoblastoma

Embora raro, o retinoblastoma é o terceiro tipo de tumor mais comum entre crianças, são cerca de 250 novos casos diagnosticados anualmente, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). 

Por isso, o Hospital do GRAACC preparou também a cartilha digital “Retinoblastoma” para ajudar pais e responsáveis a reconhecer os sinais e possíveis sintomas que podem revelar alterações oculares que precisam ser investigadas. O material está disponível gratuitamente para download no site do GRAACC

Sobre o GRAACC

O Hospital do GRAACC é referência no tratamento do câncer infantojuvenil, principalmente em casos de maior complexidade. Possui uma parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que possibilita, além de diagnosticar e tratar o câncer pediátrico, o desenvolvimento de ensino e pesquisa. 

É a primeira instituição do país, especializada em câncer pediátrico, a receber a acreditação da Joint Commission International (JCI), uma das organizações mais conceituadas do mundo na área de certificações em serviços de saúde. 

Em 2021, atendeu cerca de 4 mil pacientes de todo o país e realizou mais de 33 mil consultas, além de 1,6 mil procedimentos cirúrgicos, 25 mil sessões de quimio e radioterapia, e 96 transplantes de medula óssea. 

Em 30 anos de atividades, o GRAACC elevou o patamar do tratamento do câncer infantojuvenil no Brasil, especialmente em casos de alta complexidade, com taxa média de 72% de cura, e investe constantemente em medicina individualizada e investigação genética para cada vez mais crianças e adolescentes com câncer possam ter um futuro pela frente. 

Pinguim Content

A Pinguim Content é uma produtora de animação brasileira referência na criação de conteúdo infantil de qualidade. Fundada há mais de 30 anos por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, a Pinguim Content desenvolveu e produziu longas metragens e séries de sucesso como Tarsilinha, Peixonauta, De Onde Vem?, Cantando com Ping e Pong e O Show da Luna!, série de grande sucesso desde 2014. São 182 episódios no ar e sua oitava temporada já está em produção. É uma série que desperta nas crianças o interesse e a curiosidade pelas ciências. 

Sobre a Agência Ogilvy 

A Ogilvy Brasil é uma das agências mais premiadas do mundo criativamente. Em sua lista de clientes estão marcas como: Magazine Luiza, Adidas, Amex, BMW, Nestlé, Essilor, Hasbro, IBM, Kimberly- Clark, Leroy Merlin, Novo Nordisk, Pfizer, entre outras.

A identidade da Ogilvy é baseada em comunicar produtos e serviços que fazem as marcas serem importantes para as pessoas a curto, médio e longo prazo. Por isso, a Ogilvy inspira as marcas e as pessoas, e como consequência, impacta o mundo. Sob o olhar do conceito de David Ogilvy,   nós continuamos buscando o verdadeiro poder da criação e da cultura publicitária. 

Com mais de 133 leões nos últimos anos no Festival de Cannes (2010 a 2022), agência do ano em Cannes em 2013 e mais de 28 Awards de D&AD, Wave, Clio, Lia, El Ojo e Wired, possuímos uma bagagem que nos faz olhar para a frente e nos manter criativos. Dessa forma, podemos oferecer para as pessoas uma linguagem expressiva e única na publicidade.   
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