Data de publicação: 10-10-2022 19:00:00 - Última alteração: 11-10-2022 20:56:24

Obras das estações SIM causam acidentes em Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Ao longo da avenida João César de Oliveira, as obras das estações de embarque e desembarque do Sistema Integrado de Mobilidade - Sim, há anos, causam transtornos aos motoristas e pedestres que transitam pelos trechos. Acidentes graves já ocorreram, até fatais.

Há duas semanas, uma motociclista chocou-se com uma estrutura de concreto usada como suporte de uma rede que separa a obra da via. O cubo de concreto armado não estava em uso e estava isolado no cruzamento com a rua Pedro Olímpio da Fonseca, no bairro Eldorado. A motociclista acertou em cheio o obstáculo, caiu e foi lançada há vários metros, dentro do canteiro de obras.


Foto: Testemunha

A moça ficou bastante ferida e ficou caída por cerca de 30 minutos até o SAMU fazer o resgate. Segundo comerciantes locais que presenciaram o acidente, a condutora da moto teve vários ferimentos e foi salva pelo capacete. 

Comerciantes locais estão indignados com a demora para a conclusão das obras. “A prefeitura e a Transcon não têm tido o devido cuidado com a segurança para evitar acidentes e mortes nos locais onde as obras acontecem”.


Ainda segundo comerciantes locais, que preferem não se identificar por temerem represálias por parte da prefeitura, os riscos de acidentes se multiplicam no período noturno. “Não tem nenhuma sinalização para alertar os motoristas e pedestres sobre a existência de obras na pista. A noite não tem nenhuma sinalização luminosa, parece terra de ninguem”, afirmou um comerciante do ramo de material elétrico.

Na madrugada do domingo 21 de agosto, um militar do Corpo de Bombeiros, de 31 anos, morreu após bater o carro em uma mureta na avenida João César de Oliveira, no bairro JK, em Contagem.


Imagem: Gloogle Maps

A vítima ficou presa às ferragens e não resistiu aos ferimentos. Na época os bombeiros não sabiam a dinâmica do acidente, mas foi a menos de vinte metros de outra obra do SIM em andamento, que também está mal sinalizada.

O DC Online questionou a prefeitura e a Transcon. Assim que responderem vamos publicar as justificativas e providências que serão tomadas, logo em seguida. 

Na galeria de fotos tem imagens do Google mostrando como era a região, no início deste ano, antes das obras do SIM, na avenida João César de Oliveira, no cruzamento da rua Pedro Olímpio da Fonseca, no bairro Eldorado.

Nota da Prefeitura de Contagem

A Prefeitura de Contagem esclarece que realiza, por meio da Transcon e da Secretaria de Obras, a sinalização de todas as intervenções no Município, incluindo o uso de placas indicativas de obras à frente e redução de velocidade, cones reflexivos, alem de fazer a vistoria dessas sinalizações periodicamente, efetuando a devida manutenção, e trabalho intenso de comunicação para manter a população bem informada.

As estações do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM tem os canteiros de obras isolados para garantir a segurança das equipes de trabalho e de pedestres. Além disso, a Prefeitura faz adaptações pontuais para minimizar o impacto no trânsito e melhorar a fluidez durante o andamento das intervenções, como ocorrido no encontro da av. João César com av. Pedro Olímpio da Fonseca.

Não é possível apontar que os acidentes citados na reportagem foram provocados pela existência de obras nos locais. As causas do acidente ocorrido na madrugada de 21 de agosto de 2022, que se deu em trecho cerca de 200m de distância da estação 8 que está sendo implantada na av. João César de Oliveira, estão sendo investigadas pela Polícia Civil de Minas Gerais, e, inicialmente, não indica qualquer relação com a obra.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br