Data de publicação: 11-10-2022 21:59:00 - Última alteração: 13-10-2022 16:00:48

Dois incêndios em dois dias, mobilizam os Bombeiros em Contagem

WRV Produções
Fotos: CBMMG

 Dissolminas Indústria de Dissolventes Minas Gerais – Ltda

Nesta segunda (10) e terça (11), duas empresas que manipulam produtos químicos pegaram fogo. No bairro Chácara Boa Vista, uma fábrica de produtos de limpeza e cosméticos ficou totalmente destruída. No bairro Cinco, o incêndio numa fábrica de produtos químicos provocou explosões e uma grande nuvem de fumaça tóxica. 

Segundo bombeiros, no incêndio do bairro Chácara Boa Vista, ninguém ficou ferido, mas o telhado e as paredes foram bastante afetados pelo fogo e estão colapsados. A edificação onde fica o estoque da empresa será necessário ser demolida.


Foto: CBMMG - Uai Indústria de Plásticos – Ltda

O Corpo de Bombeiros conseguiu evitar que o fogo se alastrasse para a fábrica e uma residência ao lado que precisou ser arrombada porque o morador estava ausente. A equipe conseguiu salvar um carro de um vizinho, um caminhão e uma caminhonete que estavam na empresa.

O proprietário da empresa disse que na última semana, houve variações de energia elétrica, que, segundo ele, podem ter causado uma sobrecarga nos equipamentos da empresa.


Foto: CBMMG - Uai Indústria de Plásticos – Ltda

No cinco, o incêndio que teve início por volta das 8:30h, desta terça-feira (11), consumiu uma fábrica de produtos químicos. A fumaça densa e tóxica pode ser vista de longe e chegou a atrapalhar o trânsito na Via Expressa de Contagem. Motorista passavam devagar para ver a nuvem escura carregada de partículas prejudiciais à saúde.

Quando o incêndio teve início, 16 funcionários estavam na fábrica de tintas e solventes, mas todos conseguiram sair com segurança e ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros chegou rápido e atuou em várias frentes de combate ao fogo.

Foram várias explosões de grandes proporções que assustaram os trabalhadores de empresas vizinhas. A recomendação foi de evacuar as regiões afetadas pela fumaça tóxica. 


Fotos: CBMMG - Dissolminas Indústria de Dissolventes Minas Gerais – Ltda

Segundo o Corpo de Bombeiros, nos três tanques metálicos com capacidade para 20 mil litros cada, haviam pelo menos, 15 mil litros de álcool, 10 mil litros de tolueno e 10 mil litros de thinner. No mesmo local também havia uma bombona com 1 mil litros de álcool e várias caixas com latas de 900 ml de thinner. As causas do incêndio não foram informadas.

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Semad, afirmou que autuou ambas as empresas e exigiu que apresentem uma justificativa técnica que explique as causas dos incêndios.

Com relação a falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB das duas empresas, a prefeitura afirmou, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação - SMDUH, que o AVCB não é exigido como pré-requisito para a emissão do Alvará de Funcionamento para todas as atividades. 


Fotos: CBMMG - Dissolminas Indústria de Dissolventes Minas Gerais – Ltda

Apenas atividades específicas tais como, postos de combustíveis, comércio de GLP, escolas infantis, comércio de explosivos entre outras têm como condição prévia para a emissão do Alvará de Funcionamento a apresentação do AVCB.  

As demais podem iniciar o funcionamento por meio de alvará provisório enquanto regularizam a situação perante o Corpo de Bombeiros. As empresas sujeitas ao licenciamento ambiental, devem comprovar ao município, que tem aprovado o projeto de prevenção de incêndio, vistoriado do Corpo de Bombeiros - CBMG. 

Após vistoria realizada no período da tarde, foi constatado que os moradores poderiam voltar para  suas casas, porque não seria necessária a evacuação. A direção do vento favoreceu e dissipou a fumaça para longe das residências.


Fotos: CBMMG 

Ainda segundo a prefeitura, uma equipe da Defesa Civil será mantida no local.

A empresa Dissolminas Indústria de Dissolventes Minas Gerais – Ltda , que funciona à rua José Pedro Araújo 345 - bairro Centro industrial de Contagem, foi licenciada pelo Alvará de Funcionamento 0318476, em 07/08/2014.

A empresa Uai Indústria de Plásticos – Ltda , que funciona à rua Petúnia 340 - bairro Chácaras Boa Vista, foi licenciada pelo do Alvará de Funcionamento 119563, em 06/12/2021.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br