Data de publicação: 14-10-2022 01:12:00

Vacinação e prevenção da meningite é intensificada em Contagem

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Geovana Alburquerque/Agência Saúde DF

A Secretaria Municipal de Saúde – SMS reafirmou que a vacinação é a melhor maneira de prevenir a meningite, mas também ressaltou os sintomas para que a população fique em alerta aos primeiros sinais da doença.

Segundo a secretaria, as vacinas estão disponíveis nas salas de imunização da cidade, além do tratamento e do acompanhamento médico para casos mais graves da doença. 

A meningite é uma doença grave e fatal, causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Virais e bacterianas, as meningites são doenças importantes para a saúde pública, por causa da gravidade e do potencial de se transformar em surtos. 

A doença é decorrente da inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central (cérebro e medula), onde essa mesma membrana serve como barreira física contra agentes infecciosos.  

Segundo a diretora de Imunização da SMS, Clarissa Domingos de Castro, ressaltou que a meningite meningocócica é a mais frequente delas, sendo a meningite meningococcemia a forma mais grave. 

“As crianças, os adolescentes e adultos jovens têm o risco de adoecimento aumentado em surtos. Os maiores coeficientes de incidência da doença são observados em lactentes, no primeiro ano de vida. Na meningite pneumocócica, idosos e indivíduos portadores de quadros crônicos ou de doenças imunossupressoras também apresentam maior risco de adoecimento”, explicou. 

Transmissão

Pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de cinco anos são mais atingidas pela doença. Clarissa Castro explicou que, em geral, as transmissões das meningites são de pessoa para pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. 

“Também ocorre a transmissão fecal–oral, pela ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes. “Geralmente, as bactérias que causam meningite bacteriana se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos e é importante saber que algumas pessoas podem transportar essas bactérias sem estarem doentes. A maioria dos portadores não adoece, mas podem espalhar a doença”, explicou. 

Sintomas

Segundo a diretora de Imunização, os sintomas das meningites são muito semelhantes entre si, porém os da meningite bacteriana são os mais graves. “Os sintomas iniciais incluem dor de cabeça e rigidez de nuca. Muitas vezes há outros sintomas, sendo eles mal–estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz) e confusão mental”. 

“Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem surgir, como convulsões, delírio, tremores e coma. Em recém-nascidos e bebês, alguns dos sintomas descritos podem estar ausentes ou difíceis de serem percebidos. O bebê pode ficar irritado, vomitar, alimentar-se mal ou parecer letárgico ou irresponsivo a estímulos. Também podem apresentar a moleira protuberante ou reflexos anormais”, explicou. 

Os imunizantes estão disponíveis no calendário do Programa Nacional de Imunização: 

- Vacina Meningocócica C (Conjugada) – bebês recebem a primeira dose com três meses, a segunda dose aos cinco meses e um reforço com 1 ano;
 
- Meningocócica ACWY – para adolescentes de 11 a 14 anos;
 
- Vacina Pneumocócica 10 –Valente (Conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelas bactérias, incluindo meningite. Bebês recebem a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses. 

- Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelas bactérias, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. Bebês recebem três doses: a primeira com dois meses, a segunda com quatro meses e a terceira com seis meses. 

As vacinas são recomendadas para crianças menores de um ano, e em seguida, depois recebem um reforço vacinal após um ano. Também é recomendada a vacinação para adolescentes e trabalhadores da saúde. 

“Assim que perceber os sintomas de meningite, deve-se procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde – UBS de referência e/ou uma Unidade de Pronto–Atendimento – UPA, o mais rápido possível para saber o tipo de meningite e qual o melhor tratamento”, enfatizou.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br