Data de publicação: 14-10-2022 16:40:00

Prorrogado até 11 de novembro atualização do CadÚnico

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Mais uma vez, o Ministério da Cidadania decidiu prorrogar o prazo para que integrantes do Cadastro Único (CadÚnico) atualizem os dados junto ao Governo Federal. A medida foi tomada para que as famílias possam regularizar os registros e não corram o risco de perder direito aos benefícios.

O prazo terminaria nesta sexta-feira (14), mas devido às enormes filas em todo o país nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o atendimento foi prorrogado até 11/11.

Segundo dados do ministério, pelo menos 263 mil famílias brasileiras corriam o risco de terem o registro cancelado, o que impossibilitaria o recebimento do Auxílio Brasil de R$ 600 que será pago até dezembro de 2022.

Consultas

Caso o beneficiário do programa tenha alguma dúvida com relação aos dados do CadÚnico, o cidadão pode consultar pela internet.Basta baixar o aplicativo do CadÚnico que está disponível, gratuitamente, na Google Play (para sistema Android) e Apple Store (IOS). 

Se tiver algum dado a ser corrigido, basta procurar um dos postos credenciados espalhados pelo estado para que seja feita a atualização.

Documentação

O responsável pela unidade familiar deve levar:  CPF ou título de eleitor; algum documento de cada pessoa da família, podem ser certidões de nascimento ou casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho e Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), se a pessoa for indígena.

As atualizações também devem ser feitas em casos em que o beneficiário mudar de endereço ou telefone, tiver alguma alteração em sua renda mensal ou no estado civil, e quando houver algum nascimento, adoção ou morte de membro da família. 

Caso a família fique mais de quatro anos sem atualizar os dados, o registro pode ser excluído do CadÚnico. Segundo o Governo Federal, as alterações devem ser feitas com no máximo dois anos entre uma e outra.

As pessoas com o cadastro regular no CadÚnico receberão o Auxílio Brasil, até dezembro de 2022, no valor de R$ 600 mensais. No mês de setembro foram 21,1 milhões de famílias atendidas.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br