Data de publicação: 14-10-2022 18:25:00 - Última alteração: 16-10-2022 20:34:40

Neste Dia do Professor, UFMG participa de tuitaço pela educação

Lava Jato Dias
Foto: Raphaela Dias / UFMG - Manifestação da UFMG em 2019

Comemorado neste sábado (15), o Dia do Professor será marcado pela mobilização nacional #UniversidadeEuDefendo, em defesa das universidades federais. O protesto será promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A manifestação tem o objetivo de promover a valorização das atividades desenvolvidas pelas universidades, ressaltar a importância do financiamento das instituições, dos projetos de ciência e tecnologia, além de reconhecer o papel dos docentes.

Após pressão das instituições e de diversos setores da sociedade foi suspenso pelo Ministério da Educação o contingenciamento de 5,8% do orçamento das universidades. 

De acordo com a Diretoria Executiva da Andifes, a suspensão foi positiva, no entanto, a instituição considera dramática a situação do ponto de vista orçamentário das Instituições Federais de Ensino Superior- IFES, em função do corte de 7,2% ocorrido no primeiro semestre deste ano. 

Para a Andifes, os novos cortes anunciados em projetos estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, afetam também as universidades federais. Os cortes poderiam atingir programas de pesquisa importantes para o país, com o cancelamento de mais de R$ 600 milhões de programas como:

- Fomento a Projetos de Implantação;

- Recuperação e Modernização da Infraestrutura de Pesquisa das Instituições Públicas (CT-Infra);

- Fomento a Pesquisa e Desenvolvimento em Áreas Básicas e Estratégicas, Saúde, Inovação Tecnológica;

- Pesquisa no Setor Mineral, Energia Elétrica, Transportes Terrestres e Hidroviários;

- Recursos Hídricos e Biotecnologia, entre outros.

A UFMG aderiu à mobilização #UniversidadeEuDefendo e promove uma campanha em seus perfis nas plataformas de redes sociais para que docentes, pesquisadores e estudantes participem com o envio de depoimentos que mostrem a importância do trabalho desenvolvido na instituição.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br