Data de publicação: 02-11-2022 18:33:00 - Última alteração: 02-11-2022 19:56:40

Em vigor em todo o país, novas regras para venda de carne moída

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A partir desta terça-feira (1º/11), novas normas definem a identidade e qualidade para a venda de carne moída. O produto deve ser embalado imediatamente após a moagem em pacotes de até um quilo. Mas a medida não vale para supermercados e açougues que vendem direto ao consumidor.

A decisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vale para estabelecimentos industriais e produtores, que devem implementar as novas regras no prazo de um ano. Não será permitida a obtenção de carne moída a partir de moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou obtidas de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos.

Segundo o ministério, as mudanças têm os objetivos de modernizar os processos produtivos e procedimentos industriais, e ainda, garantir a segurança dos produtos, além de dar mais transparência aos consumidores.

“É ingrediente obrigatório na fabricação de carne moída a carne obtida das massas musculares esqueléticas. Já a porcentagem máxima de gordura do produto deverá ser informada no painel principal, próximo à denominação de venda”, explicou o ministério.

Fabricação e resfriamento

A mesma portaria estabelece que a matéria-prima para fabricação do produto deve ser “exclusivamente carne”, submetida a processamento prévio de resfriamento ou congelamento. São proibidas a utilização de carne industrial para a fabricação de carne moída e a obtenção de carne moída a partir de moagem de miúdos.

A carne moída resfriada deverá ser mantida entre 0ºC e 4ºC. Já a temperatura máxima da carne moída congelada é de -12ºC. Além disso, o produto não poderá sair do equipamento de moagem com temperatura acima de 7ºC, devendo, na sequência, ser imediatamente submetido a resfriamento ou congelamento rápido.

Fonte:  Agência Brasil - Brasília
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br